quinta-feira, 16 de maio de 2013

Da cadeira do Dentista


Os Maus  vão pro inferno

Conhecemos um Sr .cujo nome de família é  Maus.Ele nos confidenciava ,entre uma conversa e outra,quem sabe querendo espantar o medo ,fantasma que convive e assusta a grande maioria dos pacientes dos dentistas.Então lhe perguntamos:-Estás com ANGST Sr.Maus?
-“Nein,nein eu nunca  tem Angst ,eu tem medo.”
Parece que assim, minimiza-se esse pavor que assumem os seus rostos,cerram-se os seus dentes e empalidecem as suas feições.
Ele,e grande maioria, sempre  costumam dizer que não têm ANGST, mas quase sempre têm medo,parece que assim minimiza esse receio ou a confissão .Na verdade angst é a tradução para o alemão do nosso medo.Mas pra esses, angst é muito mais forte,mais grave e a significação parece não ser a mesma e nem obedecer a mesma proporcionalidade,parece-nos ser mais profunda ,mais arraigada.Está na  formação da própria personalidade e acreditamos  que na tradução parte dessa fobia ou sentimento é perdido.


-Tem um outro Sr.que conhecemos,ele não se incomodava se os seus netos lhe chamasse de Vô,mas se o chamasse de Opa ele se aborrecia,quando é a mesmíssima coisa,é uma mera tradução.Mas,ele se sentia envelhecido quando essa palavra era usada ,pois a palavra em si o remete a sua infância e quando pequeno, o OPA  que ficou gravada nas suas memórias eram aplicadas as velhos e ele não se acreditava velho,embora os outros o visse assim.

Mas,voltando ao Herr Maus.Ele essa manhã, quem sabe, querendo ganhar tempo e afastar a ansiedade e o medo, nos dizia que não ia mais  a Igreja,mas continuava Luterano,porque foi batizado e confirmado nessa religião de seus pais,seus avós,etc.
Sim,entendo,lhe dissemos,mas por que o Sr. Não vai a igreja ,então???
-“Ora,ele nos disse, “um dia desses fomos ao culto de advento e o Herr Pastor falava sobre a maldade,sobre os descaminhados por culpa dessa maldade  disseminada,que nos arrasta para os esgotos do pecado” O Herr Pastor dizia:-“Esses pecadores são maus,e os maus vão para o inferno.”


-“Então, partir desse dia ,eu não fui mais ao culto,pois afinal eu sou um Maus,e ele me diz que os Maus vão para o inferno,ele está me condenando e sentenciando só falta mandar alguém aplicar a pena.Então eu não quero mais ouvir isso.”
Mas,na verdade tudo aquilo era um ato de escapar ou afugentar os receios, era uma só uma forma divertida de espantar ou controlar esse pavor a quem ele chamava de angst,fazendo piada com o seu próprio nome

JATeixeira

Nenhum comentário: