segunda-feira, 27 de maio de 2013

La prière d'une Vierge






Tekla Bądarzewska-Baranowska ;Nascida em Varsóvia-Polônia 1834 — falecida em 29 de setembro de 1861), Pianista e compositora.

Aos 22 anos, compôs uma pequena peça para piano que a imortalizou. Esta peça, chamada Modlitwa dziewicy-The Maiden’s Prayer-Das Gebet einer Jungfrau, 1856), foi publicada inicialmente com o título La priere d’une vierge, e foi composta para ser tocada como música de salão durante reuniões sociais. Tendo sido posteriormente adaptada para instrumentos como  clarinete,  flauta,  guitarra,  harmônica,  trompete e cítara. Tem letra em Inglês escrita por John Stowell Adams.
Um certo Sr  ******,perdeu uma grande oportunidade de permanecer calado ao  desqualificar a obra,dizendo ser “uma obra inepto e sem graça”.
E para contrariar essa visão torpe e presunçosa, essa  foi uma das peças escrita para piano mais vendida, que se tem conhecimento
Tendo sido publicada no século  XIX  mais de 100 edições, e em 1924 um editorial de Melbourne (Australia) comunicou que havía vendido dez mil copias desta peça em um único ano.
E a atitude lamentável e pedante desse Sr. Não só foi arrogante mas nos parece  uma ato de inveja cruel ou insana ou as duas coisas junta.Tem um certo compositor italiano,comentando a obra de outro disse:”É horrível tal composição,pena que não fui eu que a escrevi!.Um compositor não pode e não deve jamais elogiar a obra de outro.!”
Tekla Bądarzewska-Baranowska morreu em Varzóvia aos 27 anos,5 anos depois de ver sua obra consagrada mundialmente.

Nós ,unicamente tomamos conhecimento desse Sr. por ter desacreditado essa magnífica compositora,certamente os 5 minutos desperdiçado em tão leviana afirmação disparatada,caso contrário jamais saberíamos dele .
JATeixeira

Nenhum comentário: