segunda-feira, 10 de junho de 2013

Da República Piratini




Después de ter recebido uma triste notícia Onorio Lemo,o leão do caverá   procurou o analistade Bagé.

-Mas e aí xirú velho,que é que houve contigo,?Tás abatido,tchê?Te deites aí e me contes ,o que tá te acontecendo? Não me digas que está chorando por causa da china Rita,de novo?


-Não ,não é nada disso .Estou vindo aqui em uma baita de uma crise bagual ;Pois, olha tchê,me disseram que o governo vai nos cortar a "Bolsa Chimarrão"!

-Mas,que bolsa é essa?Tu já estás cadastrado e recebendo,essa dita cuja?

-Não,ainda não mas vou me cadastrar.O preço do chimarrão ta muito caro, 10 pila um pacote de erva,Mas Bah!subiu demais,e como subiu !

-Mas, disseste. muito bem:A erva.Mas, vivente a erva que o desGoverno da distribuindo não é a Erva-Mate (ilexis paraguariensis)não,tchê !É outro tipo de erva .E com essa tu não vais poder matear.

-Mas que erva é então?Não vai me dizer que essa erva é a “maledetta” erva correntina?Eu sei que elas se protegem.Ela quer proteger essa Peronita de saia ou seria “peruita de saia”,mas aí já demais,pois como dizia o Pe.Rômulo Alegrete:-“Tudo que não presta,vem do outro lado da fronteira!”Essa erva de lá é mais ou menos como o estrume do meu bagual,misturado com cinza,corante verde e sabão gaúcho.Nem olina cura o desarranjo que ele dá. 

-Não vivente,essa erva que eles estão conferindo o tal de auxilio,é um outro tipo de erva.É   a erva brava,erva pra queimar: "maconha"

-Não sei não, sei que eles estão concedendo bolsa pra tudo que é coisa. E como sei que só  pro Nordeste eles distribuem  a tal de bolsa miséria,quando me falaram da “Bolsa Erva” já pensei em me escrever,pois afinal a gente maeteia praticamente o dia todo ,e pensei :Que beleza ,se lembraram uma vez da campanha.
Bah!, se nada disso então é verdade !?Vou ter que comprar uma cuia uruguaia ...


JATeixeira

Nenhum comentário: