quarta-feira, 5 de março de 2014

Orco dio




Qual a origem do  propalado "Orco dio" usado nas blasfêmias ou “bestemias” dos italianos?

Não é uma vaga dissimulação de “PORCO” como querem alguns:"Porco dio" ,em uma ofensa direta ao todo poderoso ou até uma expressão vulgar emitida  num ato de exteriorização de dor,desespero ou quem sabe mesmo de pura  leviandade. Existe uma diferenciação entre  blasfêmia e “bestêmia”,enquanto o primeiro representa a injúria o segundo se refere a difamação.Existem os atos que injuriam e os que difamam.



 Bocca dell’Orco, no Parque dos Mostros- Bomarzo-provincia de Viterbo

Mas,Orco dio, é uma evocação muito mais profunda e representativo da memória atávica, e deriva do deus romano da crueldade e da morte:Orcus. O deus Orcus pertence ao reino da morte,e é uma imagem da morte ele mesmo.Isto coincide seja com os vínculos evidenciados nas fábulas,entre o Orco e os ritos de iniciáticos(*),seja com a correspondência do nome ao da divindade latina dos mortos,equivalente a Hades.

Na religião romana antiga Orcus é uma figura de origem popular,muitas vezes confundido com Caronte,que,pouco a pouco,perde as suas características pessoais para se tornar o equivalente da morte e dos mundos inferiores.



No Templo assumia a dignidade de um deus.Em Roma existia um Templo ao deus Orcus;desse e da sua figura nos chegaram até o presente a fugaz referência na literatura:Petrônio o define como FORTE,Virgílio como PÁLIDO , Ovídio diz dele como FORMIDÁVEL.Gazio Falisco

 o apresenta como aquele voa pelo mundo com suas asas negras,e Nepotianus diz que ele é alto e tem uma longa barba.


A sua identificação com o mundo inferior  encontra-se presente na iconografia medieval,onde o ingresso do inferno é amiúde representado como uma boca enorme e monstruosa.

A boca representa a tradição simbólica do aspecto devorante e destrutivo,que é a característica principal do Orco,e depois a presença predominante de maxilas vigorosas  ou de uma dentadura potente é uma constante na discrição
 (*)Qual a criança que não foi advertida do Orco da noite ou do Ogro da floresta?No rito de iniciação da infância para adolescência esses ciclos são rompidos.
Fonte:
http://www.treccani.it/enciclopedia/orco_%28Enciclopedia-Italiana%29/

Nenhum comentário: