segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Extintobras ou Extintor de Incêndio Automotivo




A  Resolução do CONTRAM de Nº 157, de 2004,que  normatiza o uso de extintores no País. Obriga todos os veículos  a PRESENÇA  do extintor contra incêndio das classes ABC.
Das Exceções para a obrigatoriedade de portar o novo equipamento: VEÍCULO PARA EXPORTAÇÃO, motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos automotores sem cabine fechada, tratores, veículos inacabados ou incompletos, e de coleção.
Entendendo as DIFERENÇAS
Extintor tipo A são os que podem ser aplicados sobre combustíveis sólidos:Pneus,tapetes,plásticos dos painéis,bancos  e forração, entre outros componentes
Extintores tipo B são indicados para combater incêndios em combustíveis líquidos inflamáveis : álcool(metanol, etanol entre muitos)Benzina,gasolina,óleos
Extintor tipo C são aplicados nos equipamentos elétricos,passíveis de curtos-circuitos:acumuladores elétricos( bateria),rede de transmissão elétrica sujeitos a curto-circuito. 


Curiosidade:
Existe ainda existe extintor destinado à
classe D, usados para debelar incêndio em: metais .
Classe E destinados a combater incêndios  envolvendo equipamentos elétricos energizados como: caixa de fusíveis e equipamentos de informática
Classe F são os extintores destinados a combater incêndio em nas cozinhas nos óleos e gorduras- manteiga,banhas,etc.
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IMPORTANTE - O uso do extintor automotivo não se configura como obrigatório nos países tidos como primeiro mundo :Canadá , Estados Unidos,Japão e Europa França, Suécia, Noruega,Espanha,  entre diversos  outros. Nesses países,a legislação é muito mais rígida e exigente quando se refere a  segurança.

Nos Estados Unidos, a NHTSA- National Highway Traffic Safety Administration http://www.nhtsa.gov/ (Administração Nacional de Segurança no Tráfico),considerou que  o risco de sofrer queimaduras,por pessoas sem habilidade nessa tentativa de apagar incêndio foi essencial para impedir essa  obrigatoriedade.Por outro lado, para reduzir os riscos, criaram normas, aplicadas aos automóveis, cada vez mais rigorosas,como,por exemplo, o corte de combustível, que visa evitar que o veículos continue funcionando após um acidente.


Francisco Satkunas da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, afirma que “Essa obrigação tem 47 anos. Foi feita quando os carros tinham carburadores, e o risco de incêndio era bem maior. Hoje, os carros têm injeção eletrônica e compartimentos que tornam quase impossível o vazamento de combustível, mesmo nos capotamentos” 
Nos estados Unidos,os únicos veículos que são obrigados a ter um extintor de incêndio a bordo são os ônibus, que estão operando no transporte de pessoase os táxis.Não há nenhuma obrigação em veículos de passageiros comuns  ter um extintor de incêndio. Se você receber uma multa dessa natureza, então você pode citar o Regulamento 260 da Lei do Trânsito Rodoviário Nacional como um meio de cancelar um incorretamente recebeu multa.
 http://www.aa.co.za/technical-services/legal-advice/legal-questions/does-every-motor-vehicle-need-a-fire-extinguisherij.html



Veja a tentativa de apagar um incêndio por um bombeiro experiente que é inútil.Imagine por um leigo?
Foram usados três cilindros na tentativa de debelar o incêndio e por um profissional experiente .

Nesse outro vídeo onde o veículo em chamas desce a rua e colide com a viatura do corpo de bombeiros provocando um incêndio também nesta


Para que servem os extintores?
Na prática, a sua obrigatoriedade serve para alimentar a corrupção política,a formação de caixa dois entre outras tantas ganâncias dos corruPTos instalados no poder.São os casuísmos que vemos todos os dias, perpetrados contra o povo que alimenta essa hidra ,onde cada dia que passa se descobre uma nova cabeça.
No Estados Unidos ,Canadá e Europa não são obrigados extintores nos automóveis,pois constatou-se que o risco de uso por pessoas sem habilidades para tal, era muito mais grave do que um provável benefício.
E se de fato as "oturidades" estão tão preocupadas com o nosso bem-estar ,deveriam propor o uso obrigatório de colete de segurança,já que estamos proibidos de usarmos armas em legítima defesa.

Esse extintor,como recomendação pode até ser compreendido,mas compulsório seria mais um ranço do autoritarismo,se não fosse os cooptáveis que embolsam os frutos corruPTíveis.Ele está para o veículo, assim como a urna eletrônica está para democracia:uma farsa!Se fossem de fato úteis ou verdadeiros, os países como Estados Unidos,Canadá e outros da Europa os usariam.

A pergunta que fica é por que em países periféricos como: Brasil, Argentina, Paraguai etc.etc. continua sendo um  o componente é obrigatório?

JATeixeira

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