quinta-feira, 14 de maio de 2015

Da Fofoca






"Não se deve coibir o hábito, pois é bom para sua saúde!", diz um novo estudo sobre a fofoca.



O ato de manter um segredo exerce não só um  reserva emocional, mas também danos físicos, mostra o estudo. Mantendo um segredo é semelhante ao carregar peso físico que pode minar  sua energia.

"Estando preocupado com um segredo no trabalho pode ser desmotivador", disse Michael Slepian, professor assistente de negociações na Columbia Business School, de Nova York e co-autor do estudo.

"A carga de sigilo pode tornar as coisas em torno de si, parecer mais desafiadora e se se é menos motivados para fazer face a estes desafios, o  desempenho pode comprometido", Slepian observou.

Um segredo pode ocupar a mente e quanto mais se pensa sobre isso,  mais   recursos pessoais , intelectuais e motivacionais usa-se,diz, Daily Mail.

Para o estudo, os cientistas realizaram uma série de experimentos para avaliar o efeito segredos teve sobre a capacidade de um indivíduo julgar a inclinação de uma colina.

Ao contrário do que se pensa sobre a suposição de que as mulheres não podem esperar para revelar o segredo está errada,na verdade são   os homens que os primeiros a cometerem tal  atitude Graças à mídia social, os homens  mal podem esperar para encontrar seus companheiros no pub e  compartilhar um segredo  confidenciado ,em menos de  três horas.

Embora quase metade dos homens admitam que  transmitem a confidencia  em poucos minutos o que ouviu,enquanto  as mulheres podem mantê-lo para si mesmas, por horas ou dias,  antes de passá-lo adiante

"Este é o mesmo tipo de resultado que vemos quando as pessoas estão carregando fardos físicos, ver o mundo como mais desafiador, proibindo e extremo", Slepian apontou.

-Original aqui:
http://indianexpress.com/article/lifestyle/life-style/gossip-with-your-friends-for-good-health/


Fofocar, Coscuvilhar, bisbilhotar, mexericar, bilhardar ou em outros idiomas ,como: pettegolezzo,gossip,potins reflete a universalidade humana do comportamento mal intencionado,nessa ação da psicologia da fofoca que evidencia,tanto individualmente como socialmente o comportamento ,muitas vezes nefasto,  dos que falam e sobre o que falam,sem nenhum freio e sem medir nenhuma consequência, mostrando-nos que é muito fácil lançar palavras desdenhosas ao vento.Mas que uma vez lançadas é   difícil recuperá-las .Existe um pensamento italiano que diz:” As fofocas são criadas pelos invejosos,repetidas pelos crédulos e acreditadas pelos tolos."

Na maioria das vezes é preferível não tomar conhecimento de tais  histórias para não ter que passá-las adiante ou carregar um peso morto.É  melhor agir de acordo com o pensamento socrático e passá-las pelo “crivo das três peneiras”. Pois, como diz um dos postulados do estudo o ato de carregar algo segredado, assemelha a um peso físico,além de ser um entulho desnecessário a ocupar um espaço, nos nossos cérebros, que poderia ser destinado para coisas mais  úteis e valiosas.Esses  segredos nos abate e nos curva ,e quanto mais o mantemos pior fica.Daí deriva a idéia do confessionário,que alivia o sentimento de culpa,ou das sessões das análises psiquiátricas, que exerce o mesmo efeito ,só que por essas temos que pagar.É mais fácil segredar para os cabritos,como faziam os antigos judeus:Expiando as suas culpas.Na maioria das vezes aqueles que usam de tais expedientes falando-nos dos outros ,são os mesmo que para com os outros ,falam de nós mesmos.É preciso temer as línguas ferinas e a sua peçonha,já nos advertiam os antigos:Terribilis est locus iste.É preciso temer o efeito terrivel da peçonha.Embora a frase latina esteja aplicada em muito dos frontispícios das Igrejas  e se refira as portas do céus e que infunde respeito.Porém,é preciso que se tema as cloacas das víboras,pois elas guardam ovo da discórdia.


Existem muitos que usam de tais  expedientes  para expressar alguma coisa comparativa ou  relatar do que ouviu,mas sempre diz,como  cura de aldeia :”conta-se o pecado e não pecador.Pois,assim acreditam que com exposição de tal fato pode usá-lo para corrigir ou fazer reprimendas sem melindrar, sem expor os personagens que tropeçaram na “pedra do escândalo”.
JATeixeira



As três peneiras ...

Um homem, procurou Sócrates e disse-lhe:
- Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Nem imaginas o que me contaram a respeito de... !"
Não terminou a frase, quando Sócrates ergueu os olhos  e perguntou: - Espere um pouco. O que vais me contar passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da VERDADE. Tens certeza de que o que vais me contar é  verdadeiro? - Não. Como posso saber? - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda : BONDADE. O que vais me contar, gostaria que os outros  dissessem a teu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então as palavras vazaram,  a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira:NECESSIDADE .Acreditas ser necessário  contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... ?Pensando bem e dessa forma,nada sobrou para contar.
 E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte!
Todos serão beneficiados. Se não,esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia

É preciso não esquecer do proverbial conselho:” Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.”



Nenhum comentário: