quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Criança e o Aprendizado



A Criança e o Aprendizado

“Se tivessem os legisladores promulgado tantas leis para recompensar as boas ações quantas promulgaram para castigar, o número de virtuosos teria aumentado mais pela atração da recompensa do que o número dos perversos tem diminuído pelo medo do castigo“. (Luis XVI, Rei da França, 1754 – 1793).


Fazer a “Dança da Bundinha” ou  “Funk  da Peladinha,”pode!Ajudar a mãe ou varrer a casa não pode !

Uma criança que trabalha ,ajudando em casa nos serviços domésticos ou aos pais na lide profissional ou ainda  contribuindo para  a renda familiar, coloca esses adultos,pais ou empregadores, como marginais e fora-da-lei. A lei nega a criança e aos seus mentores tal aprendizado  na idade mais hábil e preponderante de sua vida .Pois quanto mais tenra  a idade, o aprendizado é melhor absorvido .Experimentem, depois de adulto, a aprender a esquiar no gelo ou então manter o equilíbrio em cima de uma bicicleta,torna-se difícil,mas para os que empreendem tal esforço precocemente, se tornam exímios em tais práticas.Porém a lei não permite. Ou será que existe algum artifício ardiloso por trás de tais exigências que não nos é conhecido? Ah! Talvez até digam que tem pais e empregadores que explora e aplicam  excessos em cima desses.Pode até ser que existam e certamente existirão pessoas assim,mas, o pior e mais cruel é que pelos maus pagamos todos.Passam a fazer a lei baseada na exceção,na minoria para que a maioria cumpra indistintamente.

A lei  nivela todos por um prisma ruim,não podendo combater o mau pai,o mal empregador,etc. aplica a mesma penalidade  para todos.Quer seja sobre os danosos e exploradores quanto sobre os probos e bem intencionados, que usam de tais expedientes unicamente para formar e não deformar a personalidade dos seus pupilos,em cujos são aplicados tais propósitos de fazê-los compreender,aprender e praticar.É uma doutrina que tem dado certo desde do alvorecer da humanidade.E já que a lei já  não coíbe o verdadeiro crime ou a prática criminosa,exibe a sua pesada mão sob os mais humildes , ao tirar a arma das mãos daqueles que não resistem em entregá-la, pois são fiéis cumpridores dessas,mas por outro lado temem aqueles que estão armados nas favelas,nos grupos criminosos que cada vez mais se organizam e as desafiam, e os seus “zelosos” aplicadores temem por suas vidas e não buscam nem frequentam os locais onde elas estão, se contenta em afrontar as pessoas idôneas e submissas a lei e a ordem.
Lembramos de certos vigilantes das casas bancárias que olham e atendem aos clientes com a cara fechada e intimidatória  como se olhassem para bandidos,mas diante dos verdadeiros criminosos, diante dos assaltos se borram...

Os maus,cuja a lei quer combater,sempre existirão a sombra desta e praticarão os seus desmandos  os seus dolos e os guardas  da lei os conhece e os temem:sabe quem são e o que fazem e como fazem.Por isso procura ignorá-los e  se restringem a aplicar as penalidades nos  bons,punido os dóceis e pacatos cumpridores da lei.


Outra coisa é a distinção que se faz entre as atividades de trabalho,ajudar aos pais ou trabalhar em atividades que usam somente os músculos  é trabalho escravo.Mas se for um atividade intelectual ou artística se permite.Enquanto o primeiro cansa simplesmente os músculos,o segundo provoca cansaço mental podendo levar a depressão e quem sabe a busca de necessária ajuda especializada(psiquiatra) para trazer  de volta a sanidade.Mas e a infância roubada?Nas muitas horas presas em decorar textos ou em pousar para artistas ou em danças promíscuas e insinuatórias  ???Aí pode? E Por que pode?
Sem querer citar nome para não celebrizar ainda mais a essas figuras patéticas que exibem suas orgias travestidas de crianças  em apelos doentios, para quem formula e para quem assiste,vê-se claramente a separação entre o joio e o trigo.Enquanto o pai ou mentor organiza os feixes de trigo,retirando as pragas e os protegendo quando devem e os levando ao sol quando se faz preciso, para se tornarem sadios e vigorosos são punidos,apreendidos ,proibidos.Enquanto o Joio se exibe prosaicamente para aplausos de uns e glória de outros que vedem seus corpos, maculam suas almas e adoecem seus espíritos sem que nada lhes aconteçam.

JATeixeira

Nenhum comentário: