quarta-feira, 10 de junho de 2015

Fiorin Fiorello





Esse gauderio era o maior contador de causos e trovas que o grande Rio Grande já viu. Vivia no mais alto e inexpugnável cerro do sul ,na localidade de CERRO ALTO.



Durante a revolução farroupilha as vezes ele era Branco, em outras era Colorado,mas não era infiel a nenhum deles.Podemos perguntar então:Afinal de que lado ele estava?.Do seu é claro..Ganhou do Gal.Canabarro um lenço vermelho e colocou em volta do pescoço,mas em casa,retirou e o deixou dependurado na parede.Um dia o Gal. Canabarro lhe perguntou porque ele na o tinha no pescoço e sim na parede de sua tapera?E ele já tinha a resposta pronta:Ali onde está, o vejo melhor.Ele me lembra de que lado eu estou.E balbuciou de per si:do meu!
Mas,o Gal perguntou e porque está todo sujo nas pontas? Bah,Gal ! eu o beijo todos os dias em respeito aos meus quatro costados ,herança dos que forjaram esse Grande Rio Grande..

O Gal Borges de Medeiros o encontrou,certa vez, no meio da Lagoa dos Lamentos.O que estás fazendo aí,xirú velho? Então ele disse:Pois olha General,eu que estava tentando salvar uma alma penada e fiquei atolado aqui,mas a verdade é que ele passou a pernas em uns castelhanos,e esses o perseguiram  até ali,vendo as tropas brasileiras voltaram mais que depressa pra o Uruguai.O Gal. Mandou que o tirassem de lá e  o presenteou com um lenço branco, que ele de pronto colocou brioso e cheio de orgulho em volta do pescoço cobrindo tantas cicatrizes,mas ao chegar em casa ele pegou os dois lenços:o Branco e o Colorado, cortou em tentos e fez uma longa trança,atou na cabeça  ,para mostrar a gauderiada que todos eram filhos da mesma lonca,portanto  não havia peleja mais sagrada que essa:defender o Grande Rio Grande .

E voltando aos castijas, esses o perseguiram por causa de um cusco brasino que ele tinha vendido lá  na ciudad de Treinta Y Tres e foi um grande alvoroço, só  o perseguiram até ele cair na lagoa dos lamentos Aconteceu mais ou menos assim:Em uma dessas suas andanças pela bandas do Uruguay  ele foi seguido de perto por um cusco brasino que  resolveu levar ,e colocou o guaipeca  em cima do carroção e se foi Uruguai a dentro.


Chegando  na cidade de Treinta y Tres ele parou num restaurante quis entrar com o cusco e eles diseram que “perros” não podiam entrar então ele pediu el mejor e  prato la parrillada e uma cerveja preta e todos se “quedaram” atônitos,”pués” la “parrillada” era um prato muito caro para ser dado para um “perro” feio  e orelhudo como aquele.Então, ele disse vosotros non hacen ninguna idéia del valor deste “perrito”Ele é o maior caçador que existe no sul do Brasil e ainda desafio se acá  tenga un  mejor o igual.Entoces los castijas pregutaram se vendia.No,no lo vendo pués estoy a trabajar.Estou ensinando a  arte da caça.Ele já andou me ajudando na lagoa do Taim na caçada de marrecão ,mas esse perro está destinado a um fim glorioso ,ele é  filho do cão mais  hábil na caça de lebrão , cervo e javali que se tem conhecimento na história do Rio Grande.E ademais se eu o vendesse e vocês o levassem para caçar e ele refugasse,iam achar que estou mentido,quando na verdade o treinamento ainda não está completo.

Os castijas se reuniram e resolveram fazer uma oferta,lhe ofereceram 10 mil pesetas .Ele disse quero 15 mil e é muito barato,mas ainda tem um porém nessa história, se vocês forem caçar eu preciso ir junto para dar as instruções,pois se ele for sem a minha presença, ele não vai caçar nada e, vocês vão pensar que eu os enganei e não adianta vir reclamar.


Dito e feito.os castelhanos levaram o gaipeca para caçada e ao invés de ele ir a atrás dos javalis ele se escondeu atrás do carroção.Eles ficaram muito aborrecidos por terem sido logrados e foram atrás do Fiorim e em lá chegando, ele vendo os castijas ,já gritou:nem precisam me dizer, vocês foram caçar e não vieram me buscar,como lhes disse ,e o brasino em vez de ir atrás da caça ,fugiu dela,não foi?Eu avisei.
Quando Fiorim viram que os castijas não estavam pra brincadeira e queriam o seu pelo fugiu e acabou caindo dentro da lagoa.


Continua.... A caçada na África




JATeixeira

Nenhum comentário: