terça-feira, 5 de maio de 2009

O Pé


Descrito das mais variadas maneiras: desde um pesadelo arquitetônico a fenomenal e prodigiosa maravilha da natureza ,não fazemos nem idéia da complexidade anatômica, que é o pé.

Anatomia

Através de uma intrincada interação dos 26 ossos ,nós encontramos 107 ligamentos e 19 músculos. Irrigação venosa e arterial; vênulas ,arteríolas e inervação . Tentem equilibrar, 1,80 m de altura e 80 quilos ou qualquer coisa desse tamanho numa área não superior às plantas de dois pés. Mensagens correm velozmente entre os pés o cérebro. Pontos sensíveis na região plantar revelam que a pressão está aumentando em determinada área , que está havendo uma inclinação O cérebro imediatamente ordena uma correção : enrijeça este músculo, relaxe aquele.

Andar é ainda mais complexo. O calcanhar recebe o choque inicial do peso, que é então transmitido ao longo dos cinco ossos do metatarso para a planta do pé, logo atrás dos dedos. Finalmente, com o dedão dá-se um impulso para frente. .

Durante o primeiro milhão de anos em que nossos antepassados andaram na terra a situação era ótima para os pés. Todo mundo andava descalço (mais tarde começaram a enrolar os pés em peles de animais) em terreno mole e acidentado o melhor exercício possível para os pés. Depois vieram os sapatos, as calçadas de cimento e os assoalhos duros. Quando em criança, certos pais, sem o saber, tratam muito mal os pés dos seus filhos. Não sabem que os ossos são macios e flexíveis (um produto inacabado antes dos 20 anos), Enrolam em lençóis tão apertados que produzem deformidades, e enfiam em sapatos e meias, ambos tão justos que causam mais dano ainda.

Todos ansiosos para ver os primeiros passos dos seus filhos. Mas os pequenos pés ainda são como uma pequena bolsa de geléia, sem condições para andar.

Pais e Mestres

Ensinam as crianças a escovarem os dentes, a pentear o cabelo e a lavar as orelhas, mas esquecem de ensiná-los a tratar com carinho e atenção seus pés . Muitos pais escolhem os sapatos que possam durar muito. Até à idade de seis anos deveriam medir os pés das suas crianças a cada quatro ou cinco semanas e comprar sapatos a medida que os pé crescem..

Os pés podem causar sintomas em regiões afastadas deles: dor nas costas, dor de cabeça, cãibra nas pernas, etc, Esses problemas são devidos, principalmente, à mudança na postura e no modo de andar, o organismo reage chamando atenção para que se alivie os pontos sensíveis.

Nenhum comentário: