quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Flirt





Praça Siqueira Campos, final dos anos 60 .Rapazes, lado a lado, se aglomeravam em volta da praça,; perfilados eles e se acotovelam para vê-las passar; enquanto elas ,a motivação mais premente desde dos primeiros flirts; ragazzetas ainda, de braços dados volteavam e timidamente retribuíam olhares esquivos, com igual timidez. Será que é pra mim que ela olha? Pensava o tímido adolescente cheio de cravos e sequelas das espinhas revoltadas com os hormônio que as faziam aparecer e vomitavam pústulas amarelas que deixavam cicatrizes permanentes . Algumas dessas exibiam seus bronzeadas dos clubes serranos, enquanto outras estavam fadadas a serem “tintarela de luna”. Todas com seu vestidos rodados e esvoaçantes chamavam a atenção desses rapazolas ,recém saídos das calças curtas, que as vezes precisavam de um empurrãozinhos para se aproximarem daquelas que lhes faziam prender a respiração.
Tertúlias
Ali era possível ensaiar alguns passos com aquela do flirt .Será que ela vai? Parece que o adjutório dessa vez além do empurrão dado pelo amigo , confidente e corajoso era preciso recorrer a “marvada” :que coisa ruim de deglutir. Não sei “o Rabo de Galo” dava confiança a alguém. Em mim deixava muita dor de cabeça e nenhuma coragem...Mas, algumas vezes,quando a média-luz encobria a nossa timidez ,ensaiávamos alguns passos trôpegos e desajeitados ,onde pisávamos mais nos pés do que dançávamos.
Gel - Gomex
Nesse interlúdio de tempo, o gel era usado não para deixar o cabelo com aspecto de moicano, espetequiado,como hoje,parecendo que sofreu uma descarga elétrica de alta voltagem e por imantação de cargas opostas se repelem; bem ao contrário,ele era usado para deixar o cabelo comedido e bem penteado ,como jovem bem comportado, que toda mãe sonham pra genro.Parecíamos caricaturas de papel carbono de um mesmo modelo,não por imitação de ideal a ser seguido mas por não ter vontade própria ,passava-se a ser mera cópia da cópia,da cópia ... Não admiramos certos modelos que os jovens de hoje cultuam :Pircing mutiladores,línguas tornadas bífidas,cornos metálicos, artifícios irremovíveis com aspectos grosseiras e irreverentes; tatuagens de muitas formas e cores passam a fazer parte do visual, da paisagem que não mais choca ou surpreende com tais bizarrices.Parece não ter Norte ou ter perdido este. De qualquer forma ,certas ou equivocadas são escolhas .São decisões de quem abre seu próprio caminho,busca fazer a sua própria estrada e com certeza absoluta poderá modificar o curso e a trajetória deste quando bem lhe aprouver.Quando antes, seguia-se um modelo com passos planejados, desenhados, por pessoas que jamais estariam naquela estrada a ser trilhada.
Fila do Cinema
Uma certa ocasião, estávamos ali naquela Praça quando de repente algumas pessoas, simples e humildes vindas de locais mais distanciados do centro se postam em fila indiana e parecem esperar que aquela “fila” ande...e resolve perguntar:essa não é a fila do Cine Cassino ???

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Adorei ler... me senti na praça de saia rodada, sem coragem de "encarar" o príncipe encatado... (risos)
Àquele tempo eu imaginava que a timidez era apenas coisa das meninas...
Abraço,
Claude