segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Brot aus Curitiba e a Frau Einschlagdecke



 

Temos um casal de amigos que,quando recém-casados, moraram em Curitiba e ele já era um antigo amigo da família  Einschlagdecke,  onde comia o pão mais saboroso que já tinha provado.Então, ele disse pra sua mulher: 

-Frau,nós temos que descobrir qual é o segredo  que essa velha tem para fazer o pão ficar assim tão macio e saboroso:tu “gruda” na Frau Einschlagdecke  e aprende todos os segredos para fazer  esse pão.Olha ,tu não perde ela de vista.Presta atenção aos mínimos detalhes.

 

A sua esposa acompanhava passo a passo a Frau Einschlagdecke e observava,atentamente,o que e  como ela quantificava cada porção de sal,fermento,farinha,etc. Quanto tempo ela sovava o pão,etc,etc.Porém com toda observação e acompanhamento dos mínimos detalhes nunca ficava igual e ele sempre reclamava.

-Ele   dizia: ficou bom,mas não está igual ao da velha.

A esposa ficava atenta aos mínimos detalhes que por ventura tinha escapado à sua observação. Ela se esgueirava, espreitava e nada,sai sempre igual..

-Ele sempre dizia:ta bom mas...

Até que um dia ela resolveu perguntar pra velha, o que ela que estava escapando a sua observação. 

-Ela disse:Frau Einschlagdecke, meu marido adora o pão que a Sra. Faz. Ele insiste que eu tenho que fazer um pão igual .Ele diz que nunca em sua vida comeu pão tão saboroso,etc,etc,etc.

Encheu a velha de elogios para ver se tinha algum detalhe que ela escondia.

-Como é que você faz?Eu faço igual a Sra. Nos mínimos detalhes,mas não dá certo,falta alguma coisa .A velha disse:

-A única coisa que faço a mais é quando os meus filhos levantam da cama,eu ponho o pão embaixo das cobertas,onde elas estavam dormindo,para aproveitar o calor...

Nunca mais ele quis comer o pão da Frau Einschlagdecke,pois ele conhecia os seus dois filhos e sabia o quanto eles eram zeher schmutzigen ,(due sporcaccione)e imaginem a higiene  da cama dos dois...

 JAT

 

 

Como fazer pão no inverno.

 

Certamente que nós não temos inverno assim tão frio; mas para  levedar melhor,  a massa precisa de uma temperatura mais quente  e constante. Quanto mais calor mais rápido ela fica pronta pra ser levada ao forno, então eis aqui algumas observações que podem ajudar a elevar ou manter a temperatura mais alta para melhorar a ação do fermento.

 

0-No inverno  sempre use água morna para trabalhar a massa

1- Após preparar a massa, deixe-a em um recipiente fechado e a coloque em banho Maria. Pode substituir ou acrescentar mais água morna quando esta estiver fria.

2-Colocar  o recipiente no forno ou  no Micro-ondas por alguns minutos, em uma potência baixa para mantê-lo aquecido e as leveduras trabalharem melhor e a massa crescer mais rápido.

3-Deixar uma lâmpada ligada sobre ela ,para mantê-la aquecida.

4- pode também aquecê-la em um recipiente e conservá-la embrulhada num cobertor ou manta térmica

4-Ponto de crescimento correto:Ele cede a pressão e logo retorna a posição inicial.

5-Uma outra técnica manda fazer uma bolinha da massa trabalhada e colocar em água fria,quando ela flutuar a massa está pronta pra ir ao forno.

Nenhum comentário: