quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pedro Malasartes e Faixa de Gaza Carioca



Durante visita de Lula e Sérgio Cabral a uma favela do Rio de Janeiro,um estudante grava vídeo,onde Lula chama o tênis de esporte da burguesia e Cabral chama o rapaz de “sacana “ e “otário”. O vídeo de curtíssima duração ,apenas 0,74 segundas está gerando uma corrente de protesto no YouTube,já tendo sido exibido mais de 500 mil vezes,desde que foi lançado.

Vídeo
O rapaz grava discretamente, enquanto conversa com o Presidente e o Governador,onde reivindica uma quadra e tênis para favela. Lula lhe afirma que o tênis é o esporte da burguesia e sugere que ele faça natação.O Rapaz diz que a piscina é vetada a população.
O governador se surpreende com a informação e o presidente Lula afirma para seus assessores que se a imprensa tomar conhecimento o prejuízo político pra ele é muito maior e manda que coloquem dois guardas. O rapaz ainda reclama do “Caveirão”,na porta dele,ao que o Gov.passa a chamá-lo de otário e sacana
Assista ao vídeo e forme sua própria conclusão:


Os políticos,de maneira geral,fazem de tudo para posar ao lado de famosos que obtiveram sucesso a custa de muito trabalho e sem as benesses do poder ,mesmo quando se trata de esporte tachados por eles como “burguês”:tênis,hipismo,ou qualquer um outro glamurizado pela mídia,qua passa a reconher o talento, quando ele é reconhecido internacionalmente, está brilhando em outras terras. Os políticos são como fungos oportunistas, sempre querendo colher dividendos políticos e popularidade
Sob a luz dos holofotes da mídia Lula lamenta a despedida de Guga do Brasil Open de Tênis- http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL297811-5601,00.html ,mas quando não está sob esse foco ofende e tripudia...

O vídeo foi divulgado pelo blog do Ricardo Gama e mostra claramente com se comportam os nossos políticos longe dos palanques oficiais e das maquiagens da imprensa amestrada.Pois sem saberem que estavam sendo filmados eles revelam as suas verdadeiras personalidades,se mostram como realmente são.Igual aquele político de Porto Alegre que ao discursar na da vila Scharlau ,ofendia a todos os seus habitantes ao dizer que não era como determinados políticos, que quando saiam dali lavavam as mãos com creolina, para tirar o cheiro deles,cheiro do povo.
Os poucos segundos do vídeo(74 segundos) exibe-se a vulgaridade .os termos chulos e reveladores da bestialidade,intolerância ,demagogia e do cinismo político;mostrando claramente que no mundo do palanque oficial eles são uns e no dia a dia são outros.
É preciso trocar essa gente,e os próximos que assumirem também precisarão ser trocados pelos os mesmos motivos.

O mais grave do vídeo não é a afirmação sobre esse ou aquele esporte ser de rico ou de pobre,isso é uma opção pessoal.Quem quiser pode dizer que o único esporte autêntico tupiniquim é a peteca. Os demais, são exóticos e burgueses(expressão rancorosa,divisionista e mofada que deveria quedar-se no lixo da história,tanto quantos os seus correlatos).Isso seria apenas desviar o verdadeiro foco da questão.A verdadeira imagem que deve permanecer não é aquela que querem que vejamos e sim a tácita imagem estereotipada de um Pedro Malasartes sem graça e que tem vendido a sua sopa de pedra por onde passa ,enganando aos tolos que o ouvem.: Parece que o “Leandro” viu,como no conto de Andersen: "A roupa Nova do Rei" ,O Rei Nu,quando todos são enganadas e vêem unicamente a esperteza de um Pedro Malasartes,onde os seus seguidores invejam a capacidade de Pedro em criar histórias e enganar o Rei .Mas na realidade o Rei somo nós :o povo,enganado com “pão e circo”.
JATeixeira

Nenhum comentário: