segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tragado pela Terra


Tragado pela Terra
O que é ser tragado pela terra,parece que para um de nós existe um momento certo de experiência de desespero ou malogro para exprimir como muita convicção estas palavras.
Presenciamos a algo assim nos tempo de escola. Após o desfile cívico de Sete de setembro, dia que o Brasil se torna independente do domínio português ,pois temos algumas outras dependências,ainda.Um antigo tenente do exército,já aposentado,homem de meia-idade,forte e garboso.Sempre repetia:peito pra fora,barriga pra dentro,gritava nas instruções ,antes do desfile.
Após o desfile,ali diante do Colégio Diocesano,diante daqueles escadarias, que servia de palco para os oradores,cuja fleuma e apelos eram febrilmente patrióticos.A multidão aguardava silente aquelas manifestações tradicionais.
Toda a escola perfilada e em silêncio aguardava os discursos, alusivos a essa data magna. Ele,o velho tenente, ufanamente empolgado eleva o tom da voz,gesticula forte e bravamente cheio de entusiasmo e diz: Viva a Nossa Independência,Viva o Sete de Setembro! E repete mais alto e acaloradamente: Viva o Brasil!
Nisso, a sua dentadura, cai lhe da boca e sai saltitante, escadas abaixo. Acho que ele nesse momento histórico e verdadeiramente trágico para dizer:” Queria ser tragado pela terra ! “numa cena rara e dantesca que nos assombra
JATeixeira

Nenhum comentário: