terça-feira, 17 de abril de 2012

Jardim da Tracedonia Hibiscus mutabilis L

Hibiscus Mutabilis L.

Na antiga China, acreditavam que as flores eram semelhantes as belas mulheres,isso não era necesseriamente um elogio e sim um comparativo relativo as suas fases ,comportamento e humor. E a flor que usavam como símbolo para tal era o Hibiscus mutabilis L.

Hibiscus mutabilis L. é um arbusto(malvaceae) oriundo da China que vive se adapta bem em quase todo o mundo,mas se desenvolve melhor sob temparturas tropicais . Essa espécie de Hibiscus pode atingir uma altura de 4 a 6 metros de altura .Conhecida nos Estado Unidos como A rosa Confederate pois foi, em uma época, muito comum na sul dos Estados Unidos,área dos Estados Confederados.
A folhagem apresenta um textura mais densa na parte inferior e suas folhas variam de 13 a 18 cm de tamanho é de um verde claro e fosco sem o brilho das outras espécies além de folha ser palmada,semelhante ao plátano.Apresenta folhas caducas que aqui em Santa Catarina caem no final do outono e rebrotam na primavera e tem sua exuberaciância no outono-verão . Sob frio intenso ele pode aparentar morta, mas que brotará na primavera e estará florida no final do verão até outono,quando começa cair suas folhas.Pode apresentar flores simples ou duplas(não conhecemos as duplas ou de cor diferente.Em casa temos alguns de flor simples). Na periodo da manhã as suas flores abrem todas brancas e a a partir do meio dia elas começam a ficar rosadas, fechando rosa-avermelhada.aí deriva o nome MUTABILIS(isto é,passível de variação)
As suas flores duram apenas vinte e quatro horas. As flores são delicadas,individuais e variam em tamanho ,geralmente em torno de uns 10 centímetros de diâmetro. Após as flores fecharem, dão origem a capsulas redondas onde se localizam as sementes,
Uma característica interessante deste hibiscus arbustivo é a sua floração onde as as flores apresenta três cores distintase independentes durante o dia e também durando unicamente um dia.
Cuidados : Como todos os hibiscus, é uma planta rústica e que necessita de pouco cuidados .Será próspera na maioria dos tipos de solo, mas prefere um solo rico em materiais orgânicos.
Umidade: Deve ser regada todos os dias e abundantemente. Se ela não dispuser de água suficiente, suas folhas murcham e começar a cair.Mas é só irrigá-la que elas voltarão como todo viço e vigor.
Embora,exista aqueles que não recomenda a sua poda .Nós quando a podamos,temos observado que ela brota mais exuberante,assim como fazemos com o Platano ocidentales, em agosto e as suas estacas são 100% viáveis.

Propagação: Pode-se proceder a multiplicação a partir de estaquiamento na primavera ou no outono após primeira geada. A quem deixe as estacas imersa em água até aparecerem os primeiros “filetes”de raizes para em seguida procerder-se o plantio em lugar definitivo ou vaso para futuro transplante.Dependendo da luminosidade e da temperatura, as estacas podem emitir o enrraizamento em poucas semanas.
Pode-se também usar as semnetes para tal fim por semeação direta ou indireta para transplantar .A germinação é superior aos 80%.
Uso Fitoterápico:
Folhas e as flores do Hibiscus mutabilis L são emolientes e refrescantes,.São utilizados para tratar inchaços e infecções da pele (Dasuki, 2001). Mucilagem de flores e folhas é usado por parteiras para facilitar o trabalho de parto.
As suas propriedades farmacológica confirmam que ela é anti.séptica,adstringente,digestiva,diurética,purgativa ,purgativa,calmante.


Nome científico : Hibiscus mutabilis L.
Sinonímia :
Abelmoschus mutabilis (Linnaeus) Wallich ex Hasskarl; Hibiscus mutabilis f. plenus S.; H. sinensis Miller; Ketmia mutabilis (Linnaeus) Moench
Família : Malvaceae.
Reino:Plantae:Angiosperms,:Eudicots,:Rosids
Ordem:Malvales
Gênero:Hibiscus
Espécie:H. mutabilis

Nome comum:
Rosa Chinesa.Rosa Confederada,Rosa Algodão ,Rosa mutável.,entre outros.Por isso gosto do nome científico pois não nos perdemos nessa criatividade .

Nenhum comentário: