domingo, 26 de outubro de 2014

Il Dio Oceanus e La Bocca della Verità





A Boca da Verdade é uma imagem, esculpida em mármore Pavonazzo, de um rosto semelhante ao homem, localizada no pórtico da igreja de Santa Maria em Cosmedin em Roma, Itália. A escultura é  parte de uma antiga fonte romana do primeiro século, ou talvez uma tampa de bueiro, retratando um dos vários deuses  possíveis, provavelmente Oceanus. A maioria dos romanos acreditam que o "Bocca" representa o antigo deus do rio Tibre.

O mais famoso característica da boca, no entanto, é o seu papel como detector de mentiras. A partir da Idade Média, acreditava-se que se alguém disse uma mentira com a mão na boca da escultura, seria mordido. A peça foi colocada no pórtico da Santa Maria em Cosmedin no século 17. Esta igreja é também a casa das supostas relíquias de São Valentim

É uma singularidade ímpar de como uma simples boca de bueiro tenha se convertido em uma dos monumento mais fotografados de Roma.

A  máscara é conhecida em todo o mundo por uma lenda na qual os mentirosos que lhe põe a mão na boca sofrem uma grande  mordida.E durante a  idade média,os guias mediais para os turista ou peregrinação da época lhe atribuíram  o poder de oráculo

As crendices ,ainda,lhe atribuíram o poder de demonstrar a verdade,por isso BOCA da VERDADE :virtude que demonstrava quando alguma mulher fosse infiel ao marido .

Acredita-se que essa lenda originou-se  do comportamento astuto de uma mulher,que,acusada de infidelidade pelo marido,submeteu-se a provar na “Bocca della Verità”

Ocorre que quando se aproximavam da  máscara  de pedra,de repente um jovem,que realmente seu amante a abraça e a beija e ela,naturalmente,finge não reconhecê-lo e tem por louco e cololocando a  mão na Boca da Verdade,diz:

-“Juro que nehum homem,a não ser meu marido e o jovem que agora me beijou,nunca fui tocada!”

Tida como inocente. por ter tirado a mão  incólume é com satisfação absolvida pelo marido.

A Boca da Verdade, por outro lado, saiu desacreditada, e a partir daquele dia não queria mais "expressar-se" e  fechou a boca para punir o próprio perjúrio

Não obstante  a escultura permanece constantemente mencionado entre as curiosidades romanas, em desenhos estampados,se tornando nos séculos local de peregrinação de peregrinos e turistas  curiosos ávidos para experimentar a emoção do risco.


Ela  se celebrizou no mundo após a cena do filme“Vacanze Romane”, onde Gregory Peck, finge para ingênua Audrey Hepburn, que a boca tinha lhe preso sua mão.



Nenhum comentário: