terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

De sterrennacht Van Gogh


 



De sterrennacht Noite estrelada


Noite estrelada
Vincent Van Gogh
Tela  73×92 cm Pintada em  1889
Encontra-se atualmente no museu de Arte moderna de  New York

“A arte da pintura é como um grande fogo na própria alma  onde  ninguém vem nunca  se aquecer e os que passam não vêem um pouco de fumaça,no alto,fora do chaminé ,eles seguem o seu próprio caminho...”Van Gogh

Noite Estrelada está entre as obras mais conhecidas e difundidas de Vincent Van Gogh.Essa tela  foi pintada quando da sua permanência no hospital de Saint-Rémy, na França.
Ali ele permaneceu acordado por três noites seguidas, observando os campos, que via da sua janela,Mais tarde ele pintou de memória essa tela,onde  expõe Vênus em toda a sua plenitude ,da maneira mais tocante,que aparece ao amanhecer,como uma estrela brilhante e maior do que as outras.
A pintura não reflete todavia uma reprodução fiel da Saint-Rémy vista da janela do quarto,e sim uma imagem sugerida pela sua própria percepção, onde aparece o pacato vilarejo das suas lembranças da Holanda.
Os ciprestes parece fazer uma ligação entre o céu e a terra  retratando  uma dualidade onde a terra se apresenta como calma e tranquila na escuridão da noite, enquanto o céu revela-se pleno e das luzes cintilantes das estrelas.

Diz Van Gogh: “…olho o céu,ele me faz sempre sonhar... Por que,me pergunto,os pontos cintilantes não são acessíveis como os pontinhos negros sobre o mapa da França?
Assim como usamos o trem para ir a Tarascon ou Rouen ,assim usamos a morte para alcançar  uma estrela”

Nenhum comentário: