quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Gloria Alvarez e o Populismo




Quando tomamos conhecimento de declarações lúcidas e corajosas passamos a ter um novo alento,principalmente se o mentor é  jovem,no damos conta que nem tudo está corrompido,alienado ou perdido.A luz ainda não está completamente perdida,por baixo das cinzas ainda tem fogo.é preciso que revigoremos essa chama.E num  mundo tão carente de lideres quando surge uma pequena chama,por menor que seja  ela representa a esperança ,e é preciso que seja cultivada e que possa inflamar as muitas outras que estão adormecidas .  As  declarações abaixo são de Gloria Alvarez do Movimento Cívico da Guatemala- e atingiram repercussão mundial ao expor a maneira corajosa e consciente a maneira de  como o populismo age no domínio dos povos
E como ela diz :Pouco importa se o Populismo é de direita ou esquerda, os métodos e objetivos finais são os mesmos.
O texto que ela apresentou no Forum Político em Zaragoza Espanha
Ela cita Florentino Portero(analista politico) dizendo que “o populismo é o atalho pelo qual jogamos com as paixões,ilusões  e ideais do povo para prometer o que é impossível,aproveitando a miséria das pessoas deixando de fora,absolutamente, toda a razão e a lógica na tomada de decisões.Joga com a necessidade para simplesmente impor uma ditadura.”
E acredita que um mecanismo para combater esse modelo cruel  é a tecnologia ,as redes sociais,o conhecimento,a educação

O populismo ama tanto aos pobres que os multiplica!


 Ela diz:
"Existem três direitos fundamentais:a vida, a liberdade e a propriedade privada. Estes três direitos sem dúvida existem para  cada um de nós,mas o direito a saúde,vestimenta e outros exigidos pelas povos dos nossos países e que não são atendidos? O  problema destas necessidades é onde os governos  falham.

Se vão  gerar NOVOS direitos devem  saber com que irão pagar,por esses . A definição de populismo é um atalho pelo qual jogam com as paixões, ilusões e ideais dessa gente para prometer o que é impossível,aproveitando-se das necessidades desses e deixando a lógica e a razão na tomada de decisão, onde finalmente se joga com a necessidade das pessoas para impor uma ditadura.

Os gregos analisaram três modelos:

Monarquia forma de governo que pode degenerar em ditadura.

Aristocracia forma de governo que pode degenerar para Oligarquia, algo que é bem conhecido na América Latina.

Democracia ,forma de governo onde todos governam e fatalmente se degenera em uma  demagogia ,que é algo que também conhecemos.



Quando os gregos analisaram estas três formas de governo,eles compreenderam que a REPÚBLICA era a melhor caminho(SENÃO O ÚNICO), porque a república propiciava estas três institucionalidades.O Monarca na forma de Presidente, a Aristocracia na forma de um Parlamento, e a Democracia como o veículo e  via de comunicação.

E é por isso que a república anula os vícios individuais de cada sistema de governo para se agrupar nos três e formar a institucional idade que o populismo hoje  está destruindo.”

Nesse link abaixo, pode ser visto Florentino Portero no mesmo Fórum :


https://www.youtube.com/watch?v=ZJAFdfa0wvA


Nenhum comentário: