sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cyperus rotundus-Tiririca Creme dental de 2000 anos






Tiririca ou Cyperus rotondus é uma planta invasora das plantações e jardins de fácil propagação e difícil erradicação.Planta perene de 10 a 40 cm  de altura que é encontrada em abundância em todo o mundo,notadamente na região tropical e sub-tropical.
Na Europa o seu tubérculo é consumida das maneiras mais variadas:reduzida a farinha ela é usada na produção de pães e biscoitos.è também processado e consumido como suco.Na Espanha faz-se um suco conhecido como Horchata e é degustado nas Horchaterias valencianas puro ou com algumas variações  com sorvetes,limão ,etc.











O seu valor nutritivo é bastante considerável e encontra-se presente cálcio,potássio,ferro,zinco e manganês Além de  27% de fécula, 17%  de óleos, e 12% de substâncias sacarinas. Valor nutritivo por 200 ml (1 copo) : 

Amido                                   1,12%
Gorduras vegetais                1,30%
Carboidratos                        12,60%
Proteínas                              0,35%
Sais minerais                        0,10%
Fibras                                   0,38%
Valor Energético                  132 calorias

Além das aplicações já descritas,na  Espanha obtém-se dela  um azeite de mesa de ótima qualidade e nunca  rancifica. " os tubérculos contém: matérias graxas 22%; matérias azotadas (a dizer amido, açúcar etc.) 49,93%. "Estes  algarismos explicam o alto valor analéptico deste tubérculo, e também os efeitos afrodisíacos que haviam chamado a atenção dos antigos (Vitamina E) e que explicam o nome de Cyperus, derivado do grego  Cypris ou Vênus",daí a origem da ação afrodisíaca e reprodutiva dado a presença da vitamina. E

  Descobriu-se recentemente,por um grupo de cientista da Universidade de Barcelona e da Universidade de York, na África sub-sahariana,Sudão,um sítio arqueológico “Al Khiday onde essa erva fazia parte da dieta desse  povo que ali viveu a dois mil anos .A análise  da matéria encontrada na placa dental de 20 esqueletos  comprovam esse consumo e faz supor que era um elemento constante da deita e que prevenia o aparecimento da doença cárie.Menos de 1% dos 20 examinados mostra sinais de cárie dental,fato raro entre as comunidades agrícolas e sítios arqueológicos examinados .Presume-se que o consumo dessa erva amarga, indicava o conhecimento sobre as suas propriedades medicinais .Os cientistas acreditam que o homem pré-histórico tinha conhecimento das sua qualidades nutritivas e medicinais.De acordo com a pesquisa O Cyperus rotundus tem a capacidade de inibir  o Streptococcus mutans bactéria envolvida na doença cárie e o uso dessa erva deve ser uma das razões para o nível surpreendente baixo de cárie dental nessa população.  


http://www.nationalgeographic.it/popoli-culture/2014/07/18/news/denti_pi_sani_con_la_pianta_infestante-2219195/

Nenhum comentário: