segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cyperus Rotundus - Tiririca II





Planta da família das Cyperaceae. Também conhecida como, tiririca. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo ricos em fitormônios, sendo usado inclusive na produção de mudas de outras plantas por estaqueamento. É uma erva daninha de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico ou mesmo por herbicidas. É uma planta herbácea com porte entre 15-50 cm nas condições brasileiras. Pelo intenso desenvolvimento de cadeias de pseudo-tubérculos no solo formam-se clones de considerável tamanho. Dos bulbos basais e tubérculos de tiririca formam-se extensos sistemas de rizomas que se desenvolvem horizontalmente e verticalmente que podem se aprofundar até 40 cm.

Habitat: Originária da índia, é uma invasora cosmopolita, muito disseminada no Brasil.

História: A agressividade e persistência da planta lhe dão fama. Faz parte das farmacopéias ayurvédica e Chinesa.

Princípios Ativos: Macalóides; Flavonóides: frutose e glicose; Açúcares: teidos graxos: ácidos linoleico, linolênico, oleanolico, oleico; Óleo essencial: canfeno, copaeno, limoneno, ipereno; Sais minerais: cálcio, magnésio, manganês; ectina; Polifenóis; Fitosteróis; Principais componen-35:1,8-cineol, 4a, 5a-oxidoeudesm-11-eno-3- a-ol, a-iperono, a-rotunol, 13-ciperono, B-pineno, (3-rotunol, l-selineno, ciperono, ciperol, ciperolono, ciperotun-lono, D-copadieno, D-poxiguaieno, gama-cimeno, jociperol, isocobusono, cobusono, mustacone, áci-o mirístico, ácido oleanólico-3-O-neohesperidosídeo, p-cimol, patchuleno, rotundeno, rotundenol, rotundona, selinatrieno, sitodterol, ácido esteárico, sugeonol, sugetriol.


Indicações: infecção urinária, inflamação, dores abdominais, dismenorréia, algia gástricas, dispepsia, náusea, vômitos.

Uso na gestação e na lactação: Contra-indicada, por seus efeitos emenagogos.

Contra-indicação: Gravidez.

Farmacologia: A planta tem sido estudada por pesquisadores indianos e suas indicações foram comprovadas em estudos laboratoriais.

Modo de usar: 8 a 12g/dia.

Posologia:
1-A pasta das batatas da tiririca aplicada sobre as têmporas e demais regiões doloridas é analgésica; A mesma pasta é usada em afecções da pele;
2-O decocto das batatas, 50g frescas ou 30g secas, para cada litro de água, para banho nos pruridos da vagina e da vulva;
3-O decocoto de 10g de batatas frescas ou 5g de batatas secas, geralmente associadas a outras medicinais como gengibre e cravos, mel, para asma e de mais afecções respiratórias;
4-A infusão da planta inteira age como vermífugo.

No rizoma concentra-se as propriedades medicinais da planta. Seu efeito calmante ajuda a aliviar a depressão. Seus rizomas são comestíveis. É composta quimicamente de óleo essencial (cineoles, cyperene, cyperol, ciperone, limoneno, pineno, sesquiterpenos), flavonóides e goma.

Cresce em áreas pantanosas e beiras de rio. A fibra da planta é usada para fazer pano, papel e cestas. O papiro, que era um tipo de papel utilizado antigamente no Egito, era feito com esta planta (Cyperus papyrus

ESTUDO FARMACOGNÓSTICO DO Cyperus rotundus L
Revista Eletrônica de Farmácia



A Fitoterapia é o uso das plantas no tratamento das enfermidades . Existe uma preocupação com relação à essa utilização quanto ao controle de qualidade farmacobotânico, fitoquímico.Existe em Goiânia(Go),um Hospital de Medicina Alternativa (HMA), onde são produzidos medicamentos fitoterápicos a partir de diversas plantas cultivadas. Dentre elas, pode-se s citar o Cyperus rotundus,conhecido como tiririca , usado como remineralizante www.enbuenasmanos.com e, segundo estudos de ZHU, KUK, FUNG, 1997, possui ação citoprotetora contra úlcera gástrica. Esta planta é considerada uma erva daninha. HA et al. (2002) sugeriram que o composto isocurcumenol, extraído dos rizomas do Cyperus rotundus L. pode ser um agonista do receptor benzodiazepínico e modulador alostérico gabaérgico, indicando uma possível ação ansiolítica desta planta. Para uma maior segurança do uso de fitoterápicos a base de C. rotundus, há
a necessidade de realização de um estudo farmacognóstico das folhas, rizoma (caule subterrâneo) raiz e tubérculo desta planta, bem como do pó de seus tubérculos, conforme é utilizado no HMA,
ARANTES, Maria do Carmo Batista et Al.

Óleo Essencial
Uso principal: atividade estrogênica, sendo o cypreno I o composto supostamente responsável por esta atividade.
DIABETES
A maceração por 21 dias de tubérculos em vinho branco ou aguardente de boa qualidade, e tomada antes das refeições, tem mostrado boa atuação como redutor das taxas de diabete (antiglicêmica).
Depoimento de quem usou:”Após tomar o chá,  uma hora depois,a diabetes começou a baixar de 522 para 415 e  em duas horas foi para 320.
        
Usos:

 Uso dos tubérculos para: feridas, tuberculose, pneumonia, escabiose, pústulas, sendo que se estima que tenham propriedades antibacteriana, Antiinflamatória, balsâmica, estimulante, diurética, anti-helmíntica, antipirética, anti-histamínica, adstringente, carminativa, diaforética, estomática, hipotensora, vermífuga.

Na Índia o extrato dos tubérculos é usado para tratamento da febre, diarréia, cólera, conforme tratados da medicina Ayurvedica . Botsaris indica na forma de decocção dos tubérculos e rizomas, na dose de 2 a 12 gramas da planta  [Cyperus rotundus] para: aumentar a libido da mulheres , anti-gonorreico, para corrimento uretral, digestivo e carminativo.


ENRRAIZADOR


Tiririca (Cyperus rotundus) - Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyperus_rotundus
Folhas e tubérculos são muito ricos em fitormônios e por isso sendo usada para o enraizamento de estacas.

SUBSTRATO ENRAIZADOR
Como preparar o enraizador:Triture ou macere  uma boa quantidade de tiririca com um pouco de água, de preferência fervida, e deixe as mudas dentro da solução durante 3 dias e em seguida plante, ou se preferir regue a muda no substrato com este suco.
Os tubérculos da planta são mais eficientes ainda do que as folhas.
Armazenamento
Pode ser armazenado em  recipiente  escuro) longe da luz.
   
O cyperus esculentus não se dissemina como o C. rotundas e pode ser criado quase em areia. Em boa terra, a produção é sem dúvida muito superior.

Cada planta pode dar 100 a 150 tubérculos, que podem servir para a alimentação, assados e crus. Torrados, servem para imitar o café. A colheita de tubérculos pode fazer-se ao fim de quatro a seis meses.

 Suas propriedades são conhecidas desde 4.000 (quatro mil!) anos, pois foram encontrados seus tubérculos nos Lipogeus da XII dinastia do Egito; os indígenas algerianos o empregavam nesse sentido e figura como analéptico no "Repertoire des plantes Medicinales et Aromatiques d'Algerie" (1942) assim como nas Farmacopéias oficiais da França, da Dinamarca e do México.


    "O Cyperus esculentus  tudo o que se diz a favor do primeiro é aplicável tal e qual no segundo", (isto quer dizer que os tubérculos da tiririca merecem as mesmas virtudes do C.esculentus). Sobre a Chufa, escreve  o Dr. Gattefosse: "Na região de Valência (Espanha), a cultura da Chufa é industrial; são preferidos os terrenos leves, frescos, senão úmidos, sendo que a irrigação só é praticada nos anos de secas prolongadas. Um tubérculo plantado produz anualmente diversas centenas; a colheita é feita em Setembro; duas outras capinas asseguram a limpeza da cultura.

    "A Chufa é principalmente aproveitada para o preparo da Or chata, bebida preferida por todas as classes da sociedade de Valência durante o verão.


 Como Fazer a Orchata ou HORCHATA

    " põem-se de molho os tubérculos durante algumas horas na água; eles incham e amolecem; num pilão tornam-se numa massa feita uma papa. Acrescente-se um pouco de água morna e agite-se formando com o óleo que contém uma emulsão que logo é tamisada e separada por filtragem a suspensão coloidal, é esta açucarada e perfumada com canela. A or chata assim obtida é bebida fresca ou gelada em sorvetes”.
'Les plantes alimentaires'(Vol. IV, pág. 271) D. Bois.



    "Os tubérculos deste Cyperus, são também usados na Espanha para o preparo de um azeite de mesa de primeira ordem e com a qualidade de nunca rancificar. " os tubérculos contém: matérias graxas 22%; matérias azotadas (a dizer amido, açúcar etc.) 49,93%. "Estes  algarismos explicam o alto valor analéptico deste tubérculo, e também os efeitos afrodisíacos que haviam chamado a atenção dos antigos (Vitamina E) e que explicam o nome de Cyperus, tirado do grego "Cypeiros" de Cypris ou Vênus". (Se a análises dos tubérculos da TIRIRICA Cyperus rotundus L. confirmar a análise do C. esculentus, seria um grande benefício para a colheita de quanta batatinha aparecer, facilitando a destruição da praga!).

Veja no link abaixo como usar  caldo de tirica como estimulante do crescimento

https://www.youtube.com/watch?v=kMuDWImdTY4&spfreload=10

Nenhum comentário: