segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Elogio da Loucura




Erasmo de Rotterdam,um dos mais influentes representantes do humanismo,escreve sua obra mais famosa"O Elogia da Loucura".E denuncia de maneira jocosa e impiedosa os maus costumes da época, dando mais ênfase aos ambientes universitários e eclesiásticos, a quem ataca de maneira duríssima

Elogio della pazzia (  laus stultitiae) Obra de Erasmus de Rotterdam, escrita  em 1509 e dedicada a seu amigo T. Morus; Foi publicado pela primeira vez em Paris ( 1511), em seguida, em Basileia (1515).
 "Erasmus,examina de forma irôniaca e erudita a loucura ,onde satiriza as condições sociais , cultural e religiosa do momento. 

Ele diz:"A loucura" é a " ilusão "que torna possível a" comédia da vida "(" Tudo é uma ficção,  não há outra interpretação da comédia da vida "em  cuja  a" sabedoria "e " prudência "estariam fora de lugar. 

É a "loucura" a quem os homens obedecem  e escutam : a sabedoria forma apenas  os tímidos, pobres, esfomeados; os sábios " vivem negligenciados, desconhecidos, invisíveis, enquanto os tolos se afogam em dinheiro, são chamados ao governo do Estado".
 No entanto, existe uma forma mais elevada de loucura, que é ensinada pelo Cristianismo,cujo Erasmus chama de teologos,nos capítulos finais da obra

Animação
Elogio da Loucura
De Erasmo de Roterdam






Nenhum comentário: