sábado, 5 de setembro de 2015

Onde está a salvação? No socialismo ou na democracia ?







Vê-se por este artigo (parcial abaixo)que a esquerda no mundo está tão desorientada e confusa e traindo os seus objetivos primários ou os seus esboços de sociedade perfeita que romanticamente  oferecem pro mundo,ou será que sempre foram assim mesmo,e cada um ,segundo as suas crenças pós ou contra é que os veem diferentes ?E em que eles diferem da direita,segunda a mesma optica de observação ?
Acreditamos que apenas,um ou outro exibem a face mais conveniente que queremos ver e apenas demonstram uma luta para  o outro enfrentar.Típico daquele que luta para que se mantenha a porta aberta,mas somente  até que ele passe...
Nessa ganância desenfreada pelo poder e o que ele traz  , podemos ver que o eterno conflito não é entre democracia e socialismo ,pois ambos buscam e querem as mesmas coisas,pelo menos para si mesmas . A direita nessa sua ganância precisa ser domada  e já existem os que defendem dentro a social-democracia a necessidade de um GRANDE REEQUILÍBRIO que não significa necessariamente dentro da economia.É preciso que restabeleça o poder do Estado como um bem comum .É preciso tirar o poder das mãos dos poucos,como na idade média, nos feudos :o poder corporativo e estabelecer metas pelo bem comum ,público e essencial.

 “Como tem escrito Kate Soper : no lugar do stress, obesidade, barulho, cheiro e lixo do neoliberalismo, em que "muitas pessoas, para a maioria de suas vidas, começam seus dias em engarrafamentos ou trens superlotados e ônibus, e depois passar a maior parte do resto deles colado à tela do computador, muitas vezes envolvido em tarefas de entorpecimento mental ", A social-democracia deveria estar para" mais digno, duradouro ou formas fascinantes da realização humana "e uma" mais justa, menos assediado,e de maneira mais agradável da vida ".

Podemos ver então , que o eterno conflito está entre o ter e o ser.,entre o materialismo e o espiritualismo e enquanto perdurar esse conflito seremos eternamente escravos:uns que não tem e querem ter e os que já tem ,mas querem ainda mais  essa posse

JATeixeira



A crise da esquerda europeia também é intelectual. O projeto socialista caiu no Ocidente na década de 1980 e no Oriente em 1989 dado ao esgotamento do consenso social-democrata no pós-guerra, como a queda do Muro de Berlim. Naquele momento, a esquerda viu-se em uma encruzilhada intelectual. Desde então, ela tomou dois caminhos e ambos acabou em ser becos sem saída.



Em vez disso, tem havido uma explosão de desigualdade, pobreza relativa, e individualismo aquisitivo. Para dar apenas uma estatística, em 1950, os salários dos executivos de topo, na Grã-Bretanha foi 30 vezes maior do que o trabalhador médio; Em 2012, foi 170 vezes.

Estudos como The Spirit Level: A Igualdade é melhor para todos, de Richard Wilkinson e Kate Pickett, têm mostrado em detalhes exaustivos que essa extrema desigualdade está associada com o aumento da doença, desagregação familiar e crime, e desgaste geral do que os políticos chamam "coesão social."

"A França colocou,o socialista Jérôme Cahuzac como ministro e cuja missão consistia em defender a probidade fiscal e equidade, descobriu-se que entre 600.000 e 15 milhões de euros em depósitos escondidos na Suíça e Cingapura.
" O resultado? Quando o crash financeiro ocorrido, partidos social-democratas europeus, no encalço ao neoliberalismo, eram vistos como tão culpado quanto os executantes da solução neoliberal à crise (resgates bancários e de austeridade popular), levando ao colapso eleitoral durante a noite uma dessas pessoas.

Na Grécia, Pasok despencou para um quatro por cento mal clareando-limiar dos votos, apesar de ter sido partido dominante do país por muitas décadas.

A qualidade maníaca, patológica do consumismo neoliberal produziu uma explosão da dívida pessoal

Com os empréstimos em cartões de crédito  descobertos em novembro encabeça £ 1 250 000 000" O neoliberalismo, então, é também um denso aglomerado de normas sociais, valores e práticas que se tornam "senso comum" -e, como tal, tem corroído auto-disciplina e uma cultura.

O resultado é uma colheita de males sociais: a disseminação da obesidade (67 por cento dos homens britânicos e 57 por cento das mulheres estão com sobrepeso ou obesos), problemas crônicos de saúde mental (1 em 4 a experiência de um problema em um determinado ano no Reino Unido, e apenas 1 em cada 10 presos no Reino Unido não tem qualquer transtorno mental), a auto-flagelando (400 por 100.000 no Reino Unido), depressão (1 em cada 5 pessoas idosas sofrem do mal no Reino Unido), e abuso de drogas em uma escala verdadeiramente colossal.

Na verdade defensores de Blair discutem apaixonadamente que o Novo Trabalhismo é tão boa quanto a social-democracia chega a ser, nos dias de hoje.

No entanto, a longo prazo, depois de com duas grandes idéias-gestoras de participações sociais e comunitarista -Blair resolvida por uma pequena ideia-"o que funciona" -e que normalmente significava o que é mais rentável. New Labor desenvolveu uma irritação com a conversa de alternativas ao capitalismo global neoliberal. Em vez disso, tornou-se seus protetores e celebrantes.

Neoliberalismo social da New Labor também corroeu a democracia local e da esfera pública.

Peter Mair, em seu texto essencial Governando o Vazio: O esvaziamento da democracia ocidental, assinala que os partidos políticos neoliberais já não representam; eles governam.

Eles perderam o contato com suas bases, porque já não projectam a sua voz. Em vez disso, eles se tornam os portadores da ordem neoliberal para a sua base em nome do sistema neoliberal. ("Somos todos Thatcherites agora!", Declarou o New Labor guru Peter Mandelson em um encontro de "terceira via" líderes de 2002.)


Como resultado, a base do partido de longa data se afastaram e milhões de classe trabalhadora eleitores desorientados, e cada vez mais alienados culturalmente, cada vez mais membros do partido de classe média, ficou em casa no dia da votação

E assim, no dia 7 de maio deste ano, uma vitória conservadora na eleição geral do Reino Unido deixou Trabalho despedaçado. Ele recebeu apenas 30 por cento dos votos, e para agravar a miséria, o Partido Nacional Escocês conquistou um surpreendente 56 dos 59 assentos parlamentares em coração histórico de Trabalho...

A derrota, Jon Trickett, MP, deputado do Partido Trabalhista  observou-se que, até 2005, "O partido tinha perdido 4 milhões de eleitores desde a eleição, em 1997," e que "uma parte substancial desses milhões desaparecidos eram tradicionais eleitores da classe trabalhadora. "Fundamentalmente,  este padrão continuou ao longo dos últimos 10 anos. "Assim, enquanto" base eleitoral do Partido Trabalhista [em 2015] era de longe a classe mais média, nós temos assegurado em nossa história ", que o partido "sofreu um declínio catastrófico entre os eleitores da classe trabalhadora."

Depois de 2005,  o processo entrou em implosão organizacional, reveses eleitorais. . . desordem. . . uma vontade de fragmentação ", a ponto de uma  evidente nova forma de política emergente se revelar mais aparente do que real. "Na Itália, o Partido da Refundação Comunista se juntou à coalizão neoliberal social das Romano Prodi, havendo uma privatização apoiada como resultado.. Na Alemanha, o Partido de Esquerda perdeu terreno eleitoralmente.

Visto por este prisma, a vitória do radical de esquerda Syriza na eleição geral grega de 2015 parece excepcional. Callinicos lista algumas de suas razões únicas: a enorme profundidade da crise económica na Grécia, "totalmente na escala da década de 1930, causando imenso sofrimento humano";
Fracasso da esquerda grega
Quatro razões sugerem o fracasso da esquerda radical Syriza Europeia .
Em primeiro lugar, a imaturidade.
A crise veio simplesmente muito cedo para esses serem capazes de explorar a oportunidade política.
Em segundo lugar, o sectarismo
Em terceiro lugar, a falta de um programa alternativo da esquerda revolucionária  para debelar a crise.
 Em quarto lugar, o fato de que boa parte da esquerda radical e revolucionária na Europa não é uma esquerda em tudo, em qualquer sentido normal, não tem uma visão de uma sociedade alternativa viável ou uma rota e direção , mas sim assume uma espécie de incoerência e negatividade armado-se apenas com uma lista de inimigos. 

Muitos social-democratas falam agora da necessidade de uma "Grande Reequilíbrio" -e isso não precisa significar apenas um reequilíbrio econômico, ou seja, a reforma da governança corporativa, um imposto sobre transações financeiras, um sistema bancário mais diversificada, e assim por diante. Ele também deve significar um reequilíbrio do poder, começando com um controlo sobre o poder arbitrário dos "barões" corporativos e um compromisso com os "bens comuns", aqueles bens públicos essenciais e espaços, incluindo o meio ambiente. Também um reequilíbrio cultural: os social-democratas podem ainda redescobrir algumas tradições muito mais antigas para as quais William Morris é o santo padroeiro. Continua a leitura na íntegra aqui:
What’s Left?: Social Democrats in Disarray
http://www.worldaffairsjournal.org/article/what%E2%80%99s-left-social-democrats-disarray

----------------------------------------------------------.

Alan Johnson is the editor of Fathom and a senior research fellow at the Britain Israel Communications and Research Center.

Nenhum comentário: