sábado, 21 de março de 2009

O Prazer do Refrigerante





O próprio nome nos evoca refrigerar, saciar a sede ,coisa que os enlatados ou engarrafados não o fazem ,como propõe o nome, ou o fazem muito mal, além de naturalmente ser danoso a nosso organismo provocando a precipitação do carbonato de cálcio ,sobretudo, nos dentes e ossos
Lembro-me bem da ,na época que morava em Santa Maria(RS).Ali, somente ali, existia tal refrigerante a venda em pequenas garrafas e produzido (parece-me)a partir das cascas da laranja, era de um amargo adocicado e muito saboroso. Caiu como uma luva ao meu paladar pois gosto muito do amargo enquanto dispenso e detesto o azedo .A quantidade de açúcar não lembrava ,em nada, essa xaropada engarrafada dos concorrentes :guaraná e as colas ,etc,etc. Ele saciava a sede. Infelizmente a produção era tão pequena que mal dava para abastecer a cidade Santa Maria e circunvizinhança e o velho Cirillo(não sei se Ucraniano ou Polonês) recusara diversas propostas dos concorrentes de venda da patente, fábrica etc. Lembro-me bem que quando viajávamos, em férias, levávamos um engradado para saborear na temporada .Não creio que ainda exista tal refrigerante em Santa Maria, mas nas nossas lembranças, permanece vivo e redivivo sua cor ,sabor...
O que ocorre após ingerir-se as bebidas carbonadas,vejam:


Após beber uma refrigerante, ocorre:

Nos primeiros 10 minutos, a ingestão de 300 ml de refrigerante ,equivale a:
* 10 colheres de chá de açúcar invadindo organismo, isso representa 100% do recomendado diariamente. Não se vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico ,ali presente, inibe essa sensação
Após 20 minutos, decorridos:
* O nível de açúcar no sangue se eleva ,aumentando o nível de insulina. O fígado converte a glicose (açúcar) em gordura.

Depois de 40 minutos:
Absorção da cafeína está completa. As pupilas se dilatam, a pressão do sangue sobe, o fígado responde bombeando mais glicose na corrente sangüínea . No cérebro, os receptores de adenosina são bloqueados, para evitar vertigem.

Decorridos 45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (mesmo princípio da heroína.)

Uma hora depois da ingestão:
O ácido fosfórico, presente , arrasta consigo o cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de glicose e outros adoçantes aumentam a precipitação de cálcio na urina.
* As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação ,aumentando a micção(urina).) Neste momento ,se excretará mais cálcio, magnésio e zinco os quais os ossos precisariam.
A proporção que esses níveis de absorção e excreção são modificados, o organismo sofre um choque de glicose, tipo abstinência , causando irritabilidade. Nesse momento já terá sido excretado tudo o que tinha no refrigerante ,O pior é que junto , também excretou-se muitas elementos necessárias ao organismo


Na Boca
Além disso na boca ,o excesso de consumo de refrigerante acarreta ,ainda ,a erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.
Quanto mais freqüente é o consumo de refrigerante, mais grave é a erosão dental. Mesmo depois que o refrigerante pára de ser consumido, a ação da saliva(efeito tampão) não será suficiente para recuperar totalmente o tecido duro da superfície dos dentes, e a cada exposição aos ácidos, presentes nos refrigerantes ,sofre-se a conseqüente ação da erosão destes.

Um estudo de uma Universidade dos Estados Unidos ,relaciona fraturas em adolescentes com o consumo exagerado das bebidas carbonatadas,devido a precipitação do calcio nos óssos provocado pelo carbonato de cálcio do "gasosão" !

Consumo de bebidas carbonatadas eleva o risco de fraturas nos adolescentes

- O Center for Science in the Public Interest, - USA, A Faculdade de Medicina de Harvard, -Boston, publicou um estudo, Archives of Pediatric and Adolescence Medicine, que confirma não só o consumo de bebidas carbonatadas eleva o risco de fraturas na adolescência, esta probabilidade é ainda maior se se consomem os refrigerantes e praticam uma atividade física.
IMPLICAÇÕES
Foram recrutados 460 adolescentes de 15 anos que responderam a um questionário sobre sus atividades físicas, o consumo de bebidas carbonatadas e o número de fraturas ósseas. Deste total, 55,65% não praticam esportes, enquanto 45,35 % realizava distintos níveis de atividade física. 80% bebia refrigerantes gaseificados durante a prática de exercícios físicos, destes 49,8% só tomava coca-cola, e 11,5% outras bebidas carbonatadas e 15% ambos tipos. Somente 20% consumia refrigerantes sem açúcar ou light.
O estudo mostra,ainda, que uma quinta parte dos participantes havia sofrido algum tipo de traumatismo. «Observou-se que: para todas os adolescentes que consumiam bebidas gasosas o risco de sofrer uma fratura se multiplica por três, enquanto que este risco é de até 4,95 vezes mais entre os que praticam algum tipo de esporte e ingerem bebidas tipo coca-cola, em comparação com os que não consomem estes refrigerantes»,diz o estudo , os adolescentes que duplicam ou triplicam o consumo de rfeigerantes reduzem em até 40% a ingestão de leite. Este dado é importante, já que estas são idades críticas para formação de massa óssea e nas mulheres, é o momento adequado para realizar prevenção precoce da osteoporose. «Os Estudos indicam uma possível reabsorção óssea quando se produz um elevado consumo de fósforo»,

JTeixeira