terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Kokomo-Calao Papou-Hornbill (Aceros plicatus)




Macho,que é macho faz assim,ou será que a insegurança ou inceteza desses "papuanos": aprisiona a fêmea,durante a nidificação,fechando a entrada do ninho com : uma pasta feita de comida, excrementos e partículas de madeira para impedir que ela abandone o ninho.Claro,que ele deixa uma pequena fenestra por onde a alimenta,afinal ela choca seus próprios filhos,

Do latim,o seu nome significa: Aceros (afiado)Plicatus(dobras).Pois o macho apresenta até 8 dobras no sobre-bico ou bi-córneo,cuja finalidade provável seja atrativo sexual,já que a fêmea não apresenta,logo era teria outro tipo de encanto a exercer sobre o macho,dispensando esse glamour das dobras nas saias,quero dizer no bico. Não sabemos de onde os "cientistas” tiram tais inspirações para deduzirem essa de “atrativos sexual do macho” Será uma análise pessoal,que eles tivessem tais atrativos seria escolhidos pelas fêmeas,pelas quais se sentem atraídos?.Ou será que se sentem excluídos,por conta de tais predicados???Achamos,que o sobre-bico ali presente, seria mais possível que fosse uma mera caixa de ressonância onde vocalizaria melhor seus ruídos longos e esquisitos ,além de um voo pesado e ruidoso . Há,até, quem compare o som das suas asas ,durante o vôo, ao som do vapor escapando de uma locomotiva a vapor.Assim como o som produzido pelo bater das asas tem um longo alcance e produz um ruído gutural parecendo um grunhido que induz ao riso .Ainda, falando de atrativo sexual, acreditamos que não são unicamente os cientistas que pensam assim ou quem sabe, eles apenas buscaram inspiração nos nativos dessas regiões,que sacrificam(politicamente estúpido)ou matam essas aves(politicamente verdadeiro) e usam os seus bicos como adornos para atraírem suas parceiras,(Ah,tá agora entendi !) Será que eles as enjaulam também,no período gestacional???


Bem, mas voltando ao Calao Papou também conhecido como Kokomo, na língua de Papua ,ele tem aproximadamente 91cm de comprimento .O macho é ligeiramente maior que a fêmea, pode atingir até 1,30 m com uma envergadura de 1,80 m e um peso de 3 kg. O macho tem a cabeça bronzeado de cor dourada, plumagem preta, íris,marrom avermelhado, pele de cor azul pálido orbital e cauda branca. A fêmea geralmente é um pássaro todo preto com a garganta e cauda branca,feia uma barbaridade,deve saber cozinhar muto bem ou tem algum outro encantamente peculiar,invisível aos pesquisadores .Quando jovem ambos os sexos são semelhantes.Os Adultos tem até oito dobras no bi-córneo , enquanto o jovem não tem nenhum.
Apresentam um grande bico curvado para baixo de até 30 cm de comprimento, no sexo masculino e de 25cm no feminino.
São encontrados nas florestas das Molucas, Nova Guiné, Arquipélago de Bismarck e nas Ilhas Salomão. É uma das maiores aves nativas da Nova Guiné e também uma das maiores aves de vôo da região. A sua alimentação consiste principalmente de frutos, insetos e pequenos animais.
Apresenta três garras nos pés permitindo-lhe uma boa aderência aos galhos. A expectativa de vida, observada em cativeiro, chegaram até 50 anos.

Alimentam-se essencialmente frutas, especialmente os figos, que por serem ricos em açúcar, podem apresentarem-se em fermentação, deixando-os eufóricos ou em leve embriaguez(Por que será que elas se embriagam?Seria para verem na parceira uma Cleopatra,já que serão fieis a vida toda).Alimenta-se também de insetos e pequenos vertebrados - sapos, lagartos, cobras e pássaros pequenos.
Reprodução
Uma vez acasalados , o casal permanece fiel durante toda à vida e se aninham na copa entre 15 e 20 metros de altura. A fêmea põe 2-4 ovos em uma árvore oca , mas em geral, apenas um filhote sobrevive após a eclosão. Quando a fêmea inicia a incubação, o macho fecha o ninho com uma pasta feita de comida, excrementos e partículas de madeira para impedir que ela abandone o ninho ou que ocorra a invasão de predadores (macacos,cobras)Ele deixa apenas uma pequena janela, por ele a alimenta durante o período da incubação.Quando os ovos eclodem,a fêmea destrói a porta que a mantinha presa e sai do ninho,fechando novamente e deixando ainda a pequena janela por onde alimentará o filhote por 4 meses; quando ele ,então, estará em condições de aprender a voar.
Leia mais aqui:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Calao_papou
http://en.wikipedia.org/wiki/Papuan_Hornbill

Nenhum comentário: