sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Espiritualidade Yoga- Ch’An – Zen – Son - Thien




Zen é uma prática de meditação e espiritualidade originária da Índia e é parte de uma tradição com 2.500 anos,desenvolvida por BUDA - Siddharttha Gautama(o “desperto”). Tal exercício espiritual expandiu-se da índia para China ,onde é conhecido por “ Ch’An”,dali para Coréia ,onde é ganhou o nome de Son. No Vietname recebeu o nome de Thien, mas foi o Japão que o divulgou para o mundo ocidental como o nome de ZEN.

Tais exercícios espirituais derivam, essencialmente, da autodisciplina que por meditação procura atingir o nirvana ,a paz,a iluminação.Existem muitas técnicas ou escolas que estudam vários métodos ou procuram atingir esse estado de graça,de autodisciplina e iluminação.E tal perfeição só se manifesta quando tal autocontrole ocorre ou quando transcende a busca do controle , propriamente dito,para se tornar-se a ação em si própria. Esse autodomínio objetiva esvaziar,para tornar-se pleno,parecendo uma contradição.Mas,esvazia-se do inútil fardo que portamos,correntes que nos limitam ,mundo material que circunscreve e aprisiona.Permite nos esvaziar dos acúmulos indesejáveis e inúteis para tornar-nos pleno dessa espiritualidade.Atingindo assim o Nirvana.Tornando-se um iluminado.E quando isso ocorre,quando essa paz nos assume”estaremos curados.Não é uma questão de fé ou religiosidade,é meramente uma exercício e prática espiritual”



Uma vez um Mestre Samurai ,mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens. E apesar de sua idade, dizia-se que ele ainda hábil o bastante e capaz de derrotar qualquer oponente.

Certo dia, um guerreiro inescrupuloso, tomando conhecimento de sua fama ,veio até ali propor-lhe um desafio.Queria derrotar o velho e imbatível Mestre e assim aumentar sua fama.

Ele começou a insultá-lo e ofendê-lo tentando desestabilizá-lo e iniciar uma luta .Durante muito tempo ele fez tudo para provocá-lo, mas o velho Mestre permaneceu impassível,diante daquela provocação e escárnio

Sentido-se cansado e humilhado por não ter tido seu objetivo se concretizado,no final do dia, ele abandonou se intento retirou-se.

Então os alunos, surpresos, perguntaram ao velho Mestre como ele pudera suportar tantas ofensas.

Então disse-lhes o Mestre :- Se alguém lhes traz algum presente e este não é aceito , a quem pertence o presente?

-Ora,a quem tentou entregá-lo! - respondem.

--- Pois é, esse conceito também se aplica à inveja, à raiva e aos insultos.

Quando não são aceitos, eles continuam pertencendo a quem os trazia.
A Paz e harmonia da alma não podem ser quebrados ou aviltados por ingerência externa sem que permitamos ;Esse estado de espiritualidade e harmonia dependem exclusivamente de nós mesmos.
Ninguém pode nos desestabilizar ou tirar-nos a nossa calma ou dizer como devemos nos comportar ,só se nós o permitirmos “.


(autor desconhecido)

Nenhum comentário: