segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Severina Vukovic - Tuge od sna

Tristeza de um Sonho



Na obra de João Cabral de Mello Neto,como o nome de “Morte e vida Severina”,onde reporta a severa e difícil sobrevivência dos que bravamente resistem,apesar de tudo.Mas, preferimos acreditar que nas entrelinhas,transcenda esse sentido poético para exprimir mais do que a resistência e determinação de um povo, diante das agruras de uma vida inóspita,num polígono geográfico,abandonado pelos deuses;deuses esses, aclimatados nos seus escritórios, longe do odor dessa massa informe e inerte que os escolhem, como os eleitos e ungidos para representá-los, nessa triste e sombria esperança . Os elegem todos os anos(eleitorais),desde sempre,para os representar nessa “ esperança severina”que um dia virá em que serão atendidos,serão lembrados .Enquanto isso fazem promessas, esperando que a profecia se cumpra e El Rei D. Sebastião venha salvar seu povo...

Abaixo do Trópico de Capricórnio sempre dizem que Severino é nome de porteiro vindo desse polígono abandonado,explorado.Mantido num regime de escravidão intelectual,cultural que acreditam nessas “bestas”,que os representam.

Há outro de tipo de vida “Severina” que encontramos alhures,que foge a essa imagem plantada e deformada da vida agreste e que foge a esse padrão iconoclasta de imagem do socialismo tupiniquim que enxerga unicamente as mazelas e submissão, mas que não faz absolutamente nada para alterar essa ,senão em protestos de um vermelho míope e rançoso.
Vejam e ouçam a Severina Vukoivic , da Croacia


Severina Vuckovic –nata a 21/04/72 – Split- Croácia.

É uma cantora talentosa, segundo a crítica, que desde a sua infância apresentou-se nos mais variados eventos . Mas, a partir da gravação "Village Girl",em 1998 ela tornou-se a melhor e mais conhecida cantora pop da Croácia.
Embora muito popular na Croácia,tal qual o judeu tcheco Kafka,a fama não ia além dessas fronteiras.Somente a partir de 2004, o símbolo da garota pura e casta dos vilarejos croatas,ultrapassou esses limites geográficos, e a tornou conhecida no mundo, não pelos seus dotes como cantora, senão pelo vídeo caseiro que “explodiu” na net, de um escândalo “hot-sex” com o seu amante ou quem sabe uma mera jogada de marketing, tal qual outros fenômnos muitos conhecido,como:Paris Hilton, Tonya Harding,Madona,entre outros, dessa “pretty European brunette”,very,very pretty.

A partir desses episódios efevercentes, muitas vezes emergem esses obscuros e talentosos artistas, nem sempre de maneira ética mas, se destacam e explodem nessa aldeia em que virou o mundo pós internet.O DVD exibe outro talento: A beleza dessa brunette croata que está sendo vendido por 35 euros,e virou febre depois que foi noticiado pela Ag. Reuters e CNN. A nossa Aldeia Global passou a conhecer a essa provinciana cantora da Croácia,que como um vírus se espalhou pelo mundo. Procurem por: " Severina Vuckovic e vão vê-la em toda a sua plenitude,essa Severina Xique-Xique Croata.Quanto a voz ,estamos ouvindo O álbum Sevegreen Bros (Recuerdo) Niti s tobom, nit' bez tebe (Samoca)( Nem contigo nem sem ti-Solidão), E a que nos chamou atenção foi Tuge od sna -Tristeza de um sonho),musica triste que revela a alma, desespero e tristeza do sonho perdido,revelado quando escolheu um outro caminho que não o da jovem provinciana e mesmo diante do medo(Bojate bane buski) ela expôs ao mundo a vulgaridade e volúpia do caos que assume aos que procuram o sucesso,a qualquer preço...


* Dicografia completa aqui: http://www.sevefanclub.com/diskografija/

Severina Vukovic - Album Severgreen

Track Listing:

1. Adam i Seva (Turkish chicken)
2. Bros (Recuerdo)
3. Hrvatica
4. Niti s tobom nit' bez tebe (Samoca)
5. Sama na sceni (Minijatura)
6. Bojate Bane Buski
7. Ma daj (French connection)
8. Tuge od sna
9. Iz glave
10 Sta me sad pitas sta mi je

Baixe aqui: http://rapidshare.com/files/124788345/SEVERINA_-_2004_-_SEVERGREEN.rar

Nenhum comentário: