domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pirão




Pirão era um tipo, com cara igual aos gnomos da floresta negra:loiro,alto,gordo,na verdade pançudo,de tanta cerveja...Tinha aquelas bochechas e nariz batata,característicos dos gnomos.Ele trabalhava em uma loja de ferragens,ali na ... Era um cara folclórico, desses típicos das cidades pequenas, conhecidos e estimados de todos.
Existem muitas histórias onde ele exibe ,em sua conduta ,humor e espirituosidade que o torna lendário e inesquecível.Ouvimos,quando adolescente,muitas histórias ali na praça Siqueira Campos ou lá no Bar do Alagoano sobre as peripécias do Pirão.
Ele morava na rua Zé Carvalho,dali era possível ouvir bem os sinos da catedral.
Contam-se que em uma certa ocasião, ele havia combinado com a mãe que chegaria as 10 horas , chegou, somente, a 1 hora da manhã. Entra sorrateiramente, mas a mãe o escuta e pergunta:
-Pirão,escuta aqui.Que horas nós combinamos que chegarias ??? Que horas são agora,Pirão??
Ora,Mãe estou aqui conforme prometi,não é ? Sim ,interrompe ela,mas que horas são agora,diga-me.Está bem ,Mãe,responde ele:São 10 horas! E ela o interrompe,dizendo:Pirão, eu só ouvi bater uma badalada, no relógio da igreja,como pode ser só dez horas? E ele sem se perder,completa.Mãe,a senhora queria que batesse também o Zero ???

Dizem,que em outra ocasião ele chega em casa as cinco da manhã ,tira os sapatos e entra de costas ,passo a passo ,pisando leve e discreto,para não acordar a mãe ou para que essa não percebesse a hora que ele chegava. De repente ela o encontra na porta da cozinha.Chegando agora ,Pirão??? .Que nada ,Mãe! Eu estou saindo pra missa das cinco. E não queria acordar a senhora.

Existem dezenas,senão centenas de histórias que ocorreram e juram que todas são verdadeiras. Se são ou não pouca importa ,na realidade o que importa mesmo é o espírito alegre e divertido presente em todas elas e que de repente acordam e desfilam,como se fosse ontem que aconteceram.
JATeixeira

Nenhum comentário: