sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Galinosauro de Blumenau

Galinosauro da Vila Itoupava


Uma Galinha de nove metros de altura e que pesa 45 toneladas vira atração turística em Blumenau.Localizada na vila Itoupava SC-474. E infelizmente, o monumento terá que ser demolido, pois está infringindo a lei de domínio da rodovia.
O jornal d Santa Catarina,edição de 19 de janeiro.diz: “Estátua ESTARIA infringindo a lei,que proíbe a ocupação da faixa de domínio de rodovias”.Afinal ela está ou não está? .Nos parece que essa derrapada linguística não ampara a construção irregular.E terá que ser demolida,mesmo..Estivemos no local e podemos constatar que não é tão próximo ,como apregoam,nem interfere na visibilidade dos motoristas como afirmam.Acreditamos que, excluindo o fato de está indevidamente localizada em faixa de domínio da rodovia, que são x metros (?),acreditamos que o maior interessado em sua demolição sejam os concorrentes da granja que o construiu. Diz Sêneca que "Invejar é próprio dos queixosos (DENIT- Estado) e dos doentes (os concorrentes); agradecer é do que está satisfeito”(o transeunte – turista,a referência citadina) Pois é mais um monumento festivo,como muitos nas rodovias do mundo que homenageiam ,decanta ou difunde as suas belezas ,diferente de alguns outros pretensos modernos.


Conhecemos alguns monumentos “modernos” e bem decantado pela imprensa,em homenagens pomposas .Pra nós, muitos desses partos-monstrengos não expressam nada,não dizem nada,não simbolizam nada,a não ser o valor desprendido em tais artefatos e a tolerância silenciosa e contida por conta do politicamente(estúpido)digo, correto ou do amordaçamento da sociedade,que mais dias menos dias, irá explodir.É a verdadeira simbolização e glamourização do inóquo. Quando um artista,cria uma obra que precisa ser explicada, pra ser entendida, tais obras não cumprem o papel como arte.A arte por si só é auto-explicativa.Quando é preciso fazer um curso pra entender o que o criador quer dizer com a sua criatura,perde-se no vazio tal hermetismo criativo. Lembro-me do “Teorema” de Pasolini onde cada professor interpretava a ação da película sobre a sociedade,arte,poesia,religião, comportamento humano,liberdade,etc.etc. Quando “Pietro” urina sobre a tinta-fresca de uma tela ,existiram dezenas de explicações desencontradas à maneira deles,e eles as defendiam como se tivessem descoberto a roda. Desconheço as explicações, tão profusas, sobre a “Pietà” “David” ou os afrescos da Sixtina.Lembro de ter ouvido uma explicação sobre uma ranhura na base de Moisés,onde Michelangelo teria dito,após concluir a obra: Parla ! O resto é filosofia de folhetim.
JATeixeira

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