segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aves Murmúrios dos Estorninhos

Sturnus vulgaris

O mundo que existe além das palavras é ilimitado e essas por mais esmeradas que sejam, por mais ricas, rebuscadas,relevantes,adequadas que possam transparecer elas não conseguem externar as maravilhas que a natureza nos oferta a todos os momentos, em milhares de imagens, que dado a sua vitalidade e beleza jamais poderiam ser descritas; pois as palavras são criações humanas e como tal passíveis de limitações e externam unicamente a visão do observador e mesmo assim, às vezes ele não consegue transferir para palavras as verdadeiras emoções que seus sentidos foram capazes de perceber,além de cada análise individual que não coincidem ou, as vezes ,até se chocam; enquanto as imagens são as emanações vindas do próprio Criador, a linguagem que Ele usa para se comunicar com suas criaturas e que despertam, em cada uma delas ,diferenças inimagináveis .
Aqui, podemos pensar e os cegos? Como eles apreciariam essas dádivas diárias diante de uma vida privada de visão? O Criador supriu isso, lhes concedendo um ouvido cauto apto a captar os sons mais inaudíveis aos ouvidos comuns, como um simples cair de uma folha e que se encontram diluídos nesse universo a nossa volta,manifestados às vezes de maneira tão sublime que ali pode-se sentir o hálito do própria Criador.
Assim como,aqueles que têm dificuldades de locomoção, podem apreciar, mais lentamente ,a natureza que escapa aos apressados, no andejar de um caracol como on dit la chanson “des escargots” e qui vont à l'enterrement d'une feuille morte.
Existem também aqueles que o Criador lhes dotou de dons de apreciar os sabores como mais especificidade,que escapa a maioria dos mortais comuns,assim como também os odores que os que possuem essa graça divina,essa sensibilidade aguçada sabem retirar de cada milímetro a sua volta o que outros não saberiam tirar de uma sala inteira.
Apreciem o vídeo :


Estorninho
O Sturnus vulgaris da familia dos esturnídeos.Tem 20-24 cm, Encontrado em toda Europa,durante o verão e migram para África quando o inverno chega. Ele é insetívoro e frugívoro ,tendo preferência por insetos mas que não dispensa um boa fruta madura. E' uma ave gregária que vive tanto no campo como na cidade e formam grandes grupos,voltam ao por-do-sol para dormir sempre no mesmo lugar.Em árvores ou em pequenos buracos no chão.O voo do bando denso,coeso e de grande mobilidade confunde e inibe o ataque das aves predadoras,como o falcão
Além disso ele tem uma habilidade peculiar:A imitação.Ele imita desde o barulho de água corrente ao ranger de portas ,simula também o canto de outras aves.Naturalmente,ele tem o seu próprio canto que soa altíssimo e assustador quando os bando se reúnem ao anoitecer para procurar um lugar para dormir .

Nenhum comentário: