terça-feira, 11 de outubro de 2011

High Line Park Jardins Suspensos de New York

Jardins suspensos. A ideia não é nova,é preciso estudar mais a história universal e buscar ali inspiração para o dia a dia, Nabucodonosor II já tinha feito os seus jardins supensos ,contruidos a 590 anos aC . Onde técnicas de engenharia bastante avançadas e complexas impermeabilizavam e permitiam o cultivos de jardins exuberantes com flores e árvores em toda sua plenitide e beleza.
O grande mérito desses arquitetos de NY, que propuseram e criaram esse parque, foi o de ter transformado algo existente,sem uso e condenado a demolição num parque gracioso,apreciado e frequentado por milhões.Isso é o que eles conseguiram ,criando esse parque suspenso sobre o leito de uma antiga ferrovia desativada.
É um projeto ousado e surpreendente e uma espécie de alívio para os fãs do antigo e nostálgico que veem, dia após dia ,tombarem casas ,monumentos para dar caminho ao “progresso” Aqui ,o que surpreende é que souberam aproveitar algo existente e abandonado, num parque bonito, apreciado e ocupado por todos nativos ou visitantes .Era preciso que acontecesse algo assim, para que outros projetos falidos ou abandonados ao redor do mundo, absorvam a idéia ,se espelhando nesse exemplo e se reciclem ou deem um fim mais nobre a essas obras de engenharia e arquitetura que assim se perputem para as gerações futuras.

O sucesso é tamanho que tem atraido visitantes do mundo inteirio e já virou tema de livro e quem sabe em breve de filmes ,pois irá abrigar um festival de cinema

Vejam o vídeo .

.

Nenhum comentário: