quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Spatz e Iolar

Amanhecia nas montanhas e como em todas as manhãs, lá estava o pequeno Spatz se esgueirando com olhos fitos no grande Iolar que planava aos primeiro raios de sol, transparecendo com a projeção de sua sombra, que era maior ainda. O vôo firme fazia com que deslizasse suavemente nas correntes ascendentes que o levava cada vez mais alto, até sumir na imensidão do céu.Para em seguida descer com uma raio as profundezas abissais dos vales que os circundava.
Spatz admirava e reverenciava a beleza ímpar do gigantesco Iolar nas suas acrobacias em equilíbrio , serenidade e beleza.Ele desejava ser como ele: forte e destemido em vôos tão altos a perder de vista e em mergulhos tão velozes que desafiava as lei da natureza. Spatz não conseguia imitar Iolar a quem tanto admirava, desejava ser forte como ele, mas não sabia como e não se cansava de seguí-lo e de admirá-lo nesses vôos e acrobacias aéreas, simplesmente para ver toda essa exuberância e plenitude incomparáveis.
Um dia o pequeno Spatz seguia atentamente os movimentos de Iolar quando de repente ele sumiu .Spatz voa mais rápido para encontrá-lo mas seu esforço é vão,ele desapareceu completamente. Quando de repente ele em toda sua pujança e beleza a surge bem a sua frente que o faz empalidecer e ele se choca contra ele.Spatz cai e grande Iolar pousa suavemente ao seu lado e o observa atentamente.O pequeno Spatz, primeiro empalideceu de medo e dor pra em seguida ruborizar de vergonha ao ver que aquela enorme ave que o olhava com um misto de surpreso e admiração ao lhe perguntar :Por que me segues tão atentamente?Vejo que me observas e me segues aonde estou, por que ?
O pequeno Spatz respirou profundamente e agora refeito do susto, por ver que o descomunal Iolar não o ameaçava,responde:porque te admiro muito e quero ser igual a ti.Mas a natureza foi ingrata comigo:deu-me desejos num corpo que não corresponde as minhas expectativas.Tenho asas tão pequenas que só me permitem realizar vôos de curta duração e altura.Gostaria de me aventurar no infinito e mergulhar tão veloz e profundamente nos vales como tu o fazes;Por isso sinto uma tristeza profunda e uma vergonha de não poder realizar meus desejos e vontades tão simples e isso me deixa infeliz.Todos os dias acordo bem cedo e te sigo a distância e te observo como voas,como caças,onde posas em toda tua imponência e beleza.Gostaria de te seguir nos teus vôos,mas não tenho força pata tanto,jamais conseguira te acompanhar.
Spatz,disse-lhe Iolar , a natureza tem as suas razões em nos fazer tão diversos.E não é preciso que nos comparemos para que realizemos os nossos propósitos e cada um ao seu jeito vai cumprir esses desígnios.O importante é que não nos infelicitemos por isso e as comparações não nos diminua ou nos cause constrangimento.
É preciso que cada um seja firme nos seus propósitos e deixe aflorar essas razões mais profundas que desejamos perseguir. É preciso que a tua firmeza te eleve nas tuas buscas e aspirações. É preciso que deixes sobressair a grande ave que admiras e que existe dentro de ti e que esse ato te possibilitará iniciar rumos diferentes na tua vida e poderás voar tão alto como qualquer águia.
O grande segredo em voar alto não está no comprimento das asas, senão nas suas razões mais profundas que remetem a isto:o desejo.E preciso,sobretudo, acreditar em si mesmo que pode e que toda e qualquer ação resulta da implementação desses propósitos.
Iolar preparava-se para partir e deixar o pequeno Spatz preso nas suas reflexões ,mas antes de ir ,acrescentou:Spatz, jamais poderás voar como uma águia,se não treinares até a exaustão todos os dias.É preciso que repitas,repitas e ainda repitas.Só a repetição leva a correção de falhas e erros ,e permite nos aperfeiçoarmos.O exercício pleno , repetitivo e incansável irá fortalecer os músculos das tuas pequenas asas e te fará alçar voo além dessas realidades transitórias;te levará tão alto quantos os teus propósitos te permitem.E se não exercitas ,em toda a sua plenitude com afinco e vontade plena, esses propósitos se tornarão apenas quimeras que irão se desfazer diante da realidade de cada dia,seja diante do vôo da águia que admiras ou diante dos projetos que temes executar. A realização de propósitos é para aqueles que não se limitam a apenas ficar olhando. É preciso estabelecer metas , correr riscos e vencer desafios para ultrapassar as fronteiras do realidade possível que poderemos plasmar com nossa vontade e luta.E se assim não proceder os desejos ficarão presos ao mundo dos sonhos e jamais poderá ser convertido em realidade,jamais irá quebrar os limites impostos, numa prisão que existe unicamente para nós mesmo.Portanto te digo:-àqueles que acreditam em si mesmos poderão vencer quaisquer desafios,quaisquer limites.Pois a conquista da liberdade está dentro de si mesmo e poderás realizar o que pretendes de Spatz se converter em Águia se é este o teu propósito.É preciso que acredites em ti mesmo e alce voo.Segue teu ímpeto e desejo e o vento é apenas o veículo que levará a onde queres ir.


Adaptação JAT

Nenhum comentário: