quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Agrônomo Obstetra

Tivemos um prof. de biologia que era agrônomo,.Era um bom professor,competente e tinha um nível de aula bem assimilável e divertida.Temos boas recordações das suas aulas e com certeza,inequívoca, faz parte parte da nossa bagagem de aprendizado. Não tão somente nessa disciplina que eram as suas aulas, como também nos exemplos de experiências de sua vida.
Ele era aquele tipo amigo, bonachão e tinha a cara de um zíngaro magiar:Cabelos encaracolados,tez bruna, sorriso ébrio.sempre com um cigarro entre os dedos.Parecia sempre feliz ou estar absorto por outra realidade.
Numa determinada aula ele nos fala das células e suas proporções microscópicas e macroscópicas e citava alguns exemplos e aquele ocasião ele perguntou se alguém podia dizer qual era a maior célula vista a olho nu e um colega respondeu:Rami.,que é uma fibra natural,etc.etc.Na verdade ele queria que dissesse que era a gema do ovo.E ele se precipitou,como sempre. Ficou conhecido por Rami o resto do curso.

Não lembramos qual o seu time de futebol preferido,mas lembramos que se o time ganhasse ele dava nota pra todos e nos mandava pra casa,ou aumentava um ponto na nota,coisas desse tipo.Se pelo contrário o time perdesse,ele mandava fechar os livros e cadernos, isolava cada um em carteiras distantes e aplicava uma prova. pra ferrar a todos!...

Era um mitômano incorrigível e nos contou que uma certa ocasião, ele era responsável por um posto do ministério da agricultura ,no maranhão,e foi procurado por um cortador de coco-babaçú.
O Parto
O caboclo disse:”Doutor,o Senhor tem que me ajudar.A minha mulher vai ter filho e não consegue ter sozinho,o senhor tem que dar um jeito.Precisa fazer o parto.”
-“Mas,escuta aqui vivente! Eu não sou médico,não sei fazer parto.Procure um médico.”
“-Não adianta,doutor,o senhor é doutor e vai dar um jeito por bem ou por mal”Arrancando um facão de cortar coco ,encostou na cara dele e disse:” E é agora se levante e vamos.”
Bem,o que me restava fazer,diante de tanta força de persuasão e franqueza??Não tive outra escolha se não e fazer o tal parto.Sorte minha é que tinha feito três anos de medicina e de certa forma me habilitava pra fazer o tal parto.Afinal,ele na sua sabedoria cabocla,afirmava se o Sr. é um doutor não sabe fazer um parto como é que a parteira que nem estudou ,sabe?.Diante de tanta fé e convicção, não me restou alternativa. Fui lá e ajudei a criança a achar a porta de saída, só isso!”
JATeixeira

Nenhum comentário: