segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O DESAFIO

Livro a quantas mãos???


Tempos atrás recebemos um e-mail com desafio estimulante.
O desafio diz:
1. Pegue o livro mais próximo que encontrar
2. Abra-o na página 111.
3. Procure a terceira frase completa.
4. Transcreva a referida frase.
5. Não vale escolher a melhor frase, nem o melhor livro (use, obrigatoriamente ,o mais próximo).
6. Finalmente, passe o desafio a 9 pessoas.

O Livro mais próximo,a nós,nesse momento e ao alcance da mão, chama-se: "WAAAL" de Paulo Francis, da Editora CIA. das LETRAS(1996) e na pagina 111 lê-se sobre o futuro, na sua terceira frase,ele diz :

- "Se a miséria gera hoje esse massacre generalizado ,o que teremos dentro de meros dezesseis anos senão também uma progressão geométrica da violência”

Isso, o Paulo Francis escreveu em 1984 ,vaticinando(sobre o ano 2000) o futuro que fato explodiu em violência e insegurança.

Na realidade,no texto completo ,ele diz:”As hordas estão nos portões dos ricos,dos bem-de-vida,dos meramente confortáveis,ou até dos que meramente comem.E o crescimento populacional,a impossibilidade de capitalismo e (neo)sovietismo de atenderem esses povos,auguram um desfecho violento,uma série de desfecho.”

Um novo elemento complicador que talvez ele não tenha pensado ou lhe tenha ocorrido ou que não era representativo naquela ocasião,nos anos 80, é ameaça do Crescente(Islã)em franca expansão nos países ricos do norte.

Bem,mas voltando ao “boot”inicial, não sabemos em que vai dar tudo isso,mas certamente será uma experiência e tanto ,quando no decorrer de algum tempo novas palavras,novas frases,novas idéias forem sendo acrescentadas e crescendo e tendo vontade própria(?)virar um livro estranho ,com alinhavo e alinhamento de tantas coisas ditas, tantas frases elaboradas e quantas palavras de sentidos diversos,um estranho composé a quantas mãos: as vezes escancarado, as vezes obtuso ou ate’ incompreensivas ou de sentido hermético. Devera’ ter um resultado kafkiano onde a barata(?) prossegue sua jornada com uma maça renovada as suas costas ...

Portanto,a minha sugestão e’ ao invés de unicamente publicarmos nos nossos Blogs , passemos aos nossos amigos, via Email, e peçamos que nos devolvam,no final de 12 meses para vermos o que resultou ,que formato terá tomado.
JATeixeira

Nenhum comentário: