quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Moinho de Pedra Caseiro



Pizza sobre Pedra Refratária no forno a gás ou elétrico é possível

Muito comum na Europa a cocção de pães e pizzas sobre Pedra refratária,o que confere mais sabor ao produto assado ,como se tivesse sido feito em um forno a lenha.


É curioso ver que embora o alto grau de desenvolvimento e tecnologia,não se abandonou o tradicional,antes pelo contrário,tornou-se  um aliado presente no dia à dia dos grandes centros urbanos.
Vejam aqui a farinha de centeio moída em casa
Farina di segale macinata in casa

O uso de moinhos de PEDRA para moer o grão e fazer o pão com sabor melhor e autêntico sem se incorporar as adições químicas e acréscimos  nocivos que tornam os  alimentos de saudáveisem perniciosos.



Sem se considerar a higiene e pureza de quem o produz para o seu próprio consumo.


Lá poderemos encontrar o leite em natura e grão de centeio,trigo,aveia,entre muitos outros sendo possível moer em casa e realizar a tradicional e saborosa cozinha do tempos dos nossos avós.
Não são velharias ou sobras de guerra e sim a moderna tecnologia que fornece a melhor maneira de aliar a tradição com a modernidade.



Assim como o moinho caseiro que usa pedras para moer o grão e nos oferecer uma farinha integral de qualidade , é possível encontrar a venda no Brasil tanto o moinho ,quanto a pedra refratária para ser usado no forno elétrico ou fogão  a gás e assar a pizza ou o pão com o sabor do fogão a lenha.

Em santa Maria-RS temos um fabricante de pequenos moinhos domésticos MOLITOR.Veja no endereço abaixo:
http://moinho.tk/
Mas também é igualmente  possível fazer sozinho um pedra dessa, e com certeza a menor custo.
Pedra Refratária,como fazer:
Usando   1 kg de cimento e mais  4kg de argamassa refratária em mais ou menos 2 litros de água,podemos fazer sozinho uma pedra dessa e desfrutar de uma pizza como na Pizzaria ou o Pão assado como se fosse em forno a lenha.
Primeiramente observe  as dimensões do forno em que vai ser usada e usando uma armação de igual dimensão ,como uma bandeja ou uma forma de alumínio,que pode ser forrada como papel alumínio e ali  moldar a pedra, que deve ser bem alisada na superfície para facilitar a colocação e retirada das pizzas e pães.




Nenhum comentário: