quinta-feira, 2 de julho de 2015

Dos números
A verdade embora possa ser apreciada ou dita e ser refletida de várias formas, mas  essencialmente elas são facetas do mesmo cristal . O que  realmente importa e que no final se aplica a cada um de nós, se lhe soubermos dar vida ou ver o nosso próprio reflexo ali contido

"Imprimirei as Minhas Leis no sua mente e gravá-las-ei no seu coração". 

Leis, como sugere Pitágoras ao aludir  ao sagrado Tetraktys ( o Quaternário Sagrado que é a nascente da eterna natureza)



« Tudo foi feito ,segundo o número dizia Pitágoras e Platão  completou,segundo o número ,o peso e a medida”
Um número é um símbolo dentro de um signo .Um signo implica em um código.Os símbolos não podem ser explicados ou definidos em sua plenitude pois está preso a âmbitos que nos levam até a Unidade.Se por exemplo se diz que o UM é o símbolo da unidade ,do TODO não temos como exprimir de outra forma, é grande demais para ser resumido, pois são idéias que transcendem a razão.
CALCULAR:
Vem de cáculo(pedra) quando se quantificava as coisas baseadas no número de cálculos ou pedras que representava os objetos juntos para o comércio .O mercador tinha dez cálculos,juntos na mesma carga para representar o número 10 de objetos que levava para vender,dez cálculos para dez couros que tinha para vender,dando a idéia QUNTITATIVA 



Mas os números vão muito além dessa idéia de quantificação das coisas,  ele fundamenta a idéia qualitativa, que é muito mais profusa

Número Um representa o UNO , a Mônada ,o Universo, o Todo :A unidade absoluta,a Perfeição.Tendo assim a capacidade de transcender o quantitativo e representar o qualitativo na idéia,como por exemplo:um aluno representa um,enquanto uma classe embora represente um, representa a muitos e por outro lado uma escola expande ainda mais essa idéia... nos dando a  idéia da profundidade e alcance da  UNIDADE
O número DOIS é o número que representa o conflito a imperfeição, a dualidade entre as escolhas.
O número TRES reapresenta o equilíbrio,a relação entre o conflito do DOIS da DUALIDADE e passa a formar a Unidade TRES, a Tríade resultando no equilíbrio
O número QUATRO,representa o material ,a terra,a natureza.Aparece um centro,uma circunferência que o divide e forma a Cruz,como os quatro pontos cardeais os quatro ventos.Representa o concreto ,a matéria,o comensurável.As  quatro referências.Na frente,atrás,a direita e a esquerda.O corpo,o sólido.
O número Cinco representa o Homem- o número quatro + número um  não se fundem ,mais esses passam a  se justapor  e formar uma nova referência, para formar uma nova idéia :Este ou aquele Não formando  um coisa só,única.Estão juntas mais conservam a sua natureza e individualidade.São as quatro extremidades mais a parte superior,representada pela cabeça, onde está a alma ,a razão, o ser ANTROPOS.  Representa a criação do Ser Humano,parte fundamental da Criação

COLMEIA
Já o número Seis, é o número de plenitude.Número perfeito segundo os pitagóricos,onde temos 1+2+3=6 , simbolizado pelo colméia,obra conclusa.Um número acabado,concluído,completo. Na obra agostiniana pode ser visto seguinte argumento:” Seis é um número perfeito em si mesmo, e não porque Deus tenha criado todas as coisas em seis dias; o inverso é que é verdadeiro: Deus criou todas as coisas em seis dias porque este número é perfeito, e teria sido perfeito mesmo que a obra dos seis dias não existisse".

SETE  a soma de 3 mais 4 ,onde o três representa o equilíbrio do superior e Quatro representa a matéria ,a natureza ,a terra,simboliza a união da matéria com o espírito .É o numero da magia, é intersecção do três com o quatro.Convivem separadamente.É o número transcendente .O três espiritual soma-se ao o Quatro ,a matéria, que convivem separadamente.
Número Oito ,temos quatro mais quatro representando a nova natureza, a natureza espiritualiza ou Portão da Eternidade ou como diziam os pitagóricos é o número que representa a Justiça e a Plenitude
Nove representa o final do ciclo,vaticinando que algo novo que virá 3+3+3=9 ou 3x3=9.Os pitagóricos acreditavam que é o numeral a que se liga todo o conhecimento O número quatro representa a matéria ,enquanto número cinco representa a parte espiritual do homem.Nove representa a virtude ,a sabedoria e o poder do silêncio.
O DEZ representa a própria perfeição,a divindade. O número dez,é em si mesmo a representação da perfeição,simbolizando a própria sublimação e comprimento de todas as coisas.Representa  a junção do UNO com a circunferência.


São,os números,portanto,idéia transcendente que se convertem nos símbolo dos símbolos ou das idéias ou ferramentas para alcançar a transcendência.
Ordem em grego chama-se kósmos,a unidade absoluta. Enquanto o CAOS representa a unidade fragmentada .O cosmos representa a  criação ou ordenação do universo,pelo Demiurgo,.
A ordem foi concedida através dos números,Foi dividido a UNIDADE  Tudo foi feito segundo o número da UNIDADE
Mímēsis (1) é a colocação de ordem no CAOS


Das Enfermidades
O uso da música na cura das doenças ou no restabelecimento do kósmos ou da ordem
A doença é o CAOS , ou seja tudo está fora de ordem.è preciso que se estabeleça novamente o kósmos ou a ordem para ter-se o equilíbrio.E isto se obtém pelo silêncio:A música das ESFERAS. Ela é a representação do silêncio ou seja do equilíbrio.Não significa dizer que no silencio não existe sons,e sim da  magnitude desse silencio .Para curar-se ou curar a enfermidade, o  CAOS é preciso que se restabeleça a ORDEM ou o kósmos e possa se ouvir a vibração dos sons do silêncio.O silêncio é a manifestação mais elementar do kósmos ,da unidade absoluta enquanto o CAOS representa o desequilíbrio,os ruídos desordenados.A musica das Esferas é representação dos movimentos dos sons dos planetas e pode ser exercida na introspecção, no silêncio que  irá gerar o equilíbrio:A unidade absoluta.O paradigma ESTÁ EM   escutar o silêncio.Por isso é preciso conhecer os números,a simbologia desses e as suas inter-relações para curar como meio de cura.è preciso descobrir a frequência que vibra o corpo.
A frequência dos números é inversamente proporcional ao objeto que deu origem a esse som.Ou seja se se estabeleceu o CAOS e para restabelecer o kósmos é preciso descobrir a frequência primordial do ser enfermo e ajustá-la para que vibre em sintonia com o kósmos

O Amor e os Pitagóricos
Por que os pitagóricos se sacrificavam e davam vida um pelo outros e não ou revelavam os seus segredos?
A resposta pode parecer demasiado simples mas tal atitude de sacrifício chama-se AMOR.Pois se eu dou a minha vida por ti ou tu dás a tua vida por mim ou por outro é uma mesma coisa,pois a vida é uma só,é única: e a vida é parte do todo fragmentada.representa  o regresso a unidade,onde os distintos fragmentos do CAOS se une para retornar ao kósmos, a UNIDADE.
Não dizemos:”Não quero te ocorra isso,,pois seria o mesmo que ocorresse a mim mesmo,pois no fundo somos partes do TODO fragmentado ou Caótico.
No dizer do cristianismo,o o que não queres pra ti não queiras pros outros,o que não queres que faças a ti não façais aos outros,resume-se a mesma ordem de fragmentação que compõe o kósmos, a Ordem :A Unidade



PS
Pitágoras atribuía à terapia através da música a designação de “purificação”. Segundo ele, a música curativa destina-se a (re)equilibrar as quatro funções básicas do ser humano: «pensar, sentir, perceber e intuir».
Os tratamentos das enfermidades usado pelos pitagóricos  através da música ocorre através das frequências  da 5ª. Quinta representa a distância de sete semitons entre os sons.

A grande verdade é que a musica que nos faz transcender a matéria e nos conjugar com a Unidade é tem um alto poder curativo.pois ele nos faz soar a nosso frequência harmônica ou desperta essa harmonia perdida, mais latente.Portanto o poder de cura está em nós mesmo quando podemos extrair do silêncio ou da músicas das esferas, na introspecção, os valores que nos faz vibrar na mesma sintonia e ser reincorporado  dessa forma  a sintonia da Unidade, não deferindo dessa e passando a ser um mero som nessa sinfonia da vida.

Mímēsis:Il processo compositivo del kósmos è attivato, a sua volta, dall’impulso a riprodurre che, secondo Aristotele, caratterizza l’uomo in quanto essere rivolto e orientato verso la conoscenza. A arrivare ad accezioni più filosofiche, come l’assunzione di comportamenti ritenuti esemplari, il legame fra i nomi e le cose, il rapporto fra l’essere e il divenire fino ad arrivare addirittura alla contemplazione delle forme ideal(http://www.filosofico.net/esteticantica.htm)

Nenhum comentário: