terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ebriedade Imitação da Vida


Todos sabem que muitas vezes a arte se inspira na realidade;em circunstâncias inversas,a vida imita a arte.A arte imita a vida ,Xi...  tanta imitação!
Hoje, tudo que não presta vem da China,antes era da Argentina.
Yoga é a arte milenar que vem da Índia ,o chinês viu que além da porcelana ,podia imitar o Yoga e daí criaram o tal de  Tai chi chuan. Ao longo da história  de imitação em imitação se constrói uma nação.Nada é original a não ser a própria imitação transmutada ,as vezes,em nomes pomposos,que se afastaram muito da essência  que lhes deu origem.Grego imitando em arte e jardins os babilônios .Hamurabi Olho por olho ... Imitado pelo romanos: Dura Lex  Sed lex, imitado pelo mundo
Mas  acreditamos que os propósitos da vida estão além da óptica perceptível  que as retinas,teima em nos mostrar.Muitas vezes não vemos que Bacchus ou Dionysius 
nos presenteou com uma maneira magnífica de nos inebriarmos com a própria vida,fazendo com que  o vinho nos permitisse ver além das batalhas do dia a dia,além das cortinas diárias do aprisionamento do corpo.  A partir daí os argutos observadores e filósofos desenvolveram, a filosofia do cotidiano,nos festivais em homenagem a esses deuses que nos ensinaram que prensando a uva obteríamos uma bebida que dissiparia as imagens turvas dos oráculos,onde pitonisas cegas indicavam o caminho, que não viam... e  nos acompanham até hoje,andadando de costas para vida.O paganismo está por trás dos movimentos que hoje mostra e traz  benefícios  ao corpo e naturalmente a alma.  Mens sana in corpore sano,já nos dizia Juvenal que completava assim:

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.

Alma corajosa que careça do temor da morte,

Ponha-se a longevidade em último lugar, entre as bênçãos da natureza,

Ajude-nos a suportar qualquer tipo de trabalho,

Ajude-nos a desconhecer  a ira. Nada cobice e  e não creia mais

nos trabalhos  selvagens de Hércules do que

nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.

Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;

Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude

Em ver a própria vida  numa taça ,com os olhos que o cotidianos não nos permite mostrar.

 Nada mudou, desde então, pois hoje os filósofos de boteco dizem:desce redonda(o)A Pinga e Cerveja são os piores inimigos do homem.Mas o homem que foge de seus inimigos é um covarde!”

E por aí a fora ,recebemos um email  mostrando que  a arte  milenar da Yoga nada mas é que uma simples imitação do cotidiano milenar do homem, à comemorar a vida e a vitória diária sobre os “vermes” que os espreita. A vida rindo da morte,depois de uma taça...ou várias.

JATeixeira

Nenhum comentário: