quinta-feira, 26 de maio de 2011

Defesa da Educação


Embora o silêncio dos governantes, ou até às vezes a punição e perseguição dos denunciantes, seja o que finaliza o ato cênico sobre os variados temas e denúncias, sabemos de antemão que nenhuma medida real,duradoura será tomada e que esses minutos de fama que são deflagrados por essas denúncias sempre acabam no esquecimento,no vazio.Quem se lembra do belga que deu as bengaladas na cabeça de Zé Dirceu?ou do índio queimado em Brasília ou dos mineiros soterrados nas minas do Chile,etc.etc..São temas explorados todos os dias até esvaziar o assunto ou até começarmos a pedir que parem de irritar com essa repetição.

Amanda Gurgel fez uma apaixonada defesa da educação,atacando o sistema injusto de remuneração,excesso de alunos por salas de aula,etc,etc. Três coisas podem acontecer a ela:primeiro: pode ser convidada para posar nua para alguma revista masculina ,como tantos exemplos temos;segundo, ela pode virar política,também,e esquecer quando tiver ocupando um cargo desses, o olor do povo ou terceiro vender a alma e assinar a filiação em um partidão vermelho e assumir essa sanha despótica e caudilesca de um miopia romântica e senil. Nos pareceu que ela está acima dessas vanidades mas, a tentação existe!.Aqui em Santa Catarina, tivemos uma professora grevista que virou politica,que virou senadora, que se tornou conhecida partir dessas greves de professores e condenando tudo o que estava aí desse ranço colonial e servil.Alçou voo, virou política e esqueceu completamente os seus propósitos,suas origens de luta ;tem até foto dela beijando Sarney, o”imortal”maribondo feudal,que Lula defendeu dizendo que ele não podia ser julgado ou tratado como uma pessoa comum.

Cruzou o portal político,passa a ser uma outra pessoa, como aquela piadinha racista que circula na Net;quem cruzasse o rio Uruguai, cheio de piranhas e crocodilos esfomeados e viraria brasileiro. Primeiro vai o homem ,as piranhas atacam e lhe arrancam um dedo mas e tornou-se “brasileiro”,vai a mulher que nada com força e determinação.As piranhas atacam e lhe arrancam uma mão,mesmo sem uma mão ela também passou a ser “brasileira”;convidam o pequeno filho a nadar ir até eles ,o filho nada e infelizmente não consegue, um crocodilo o abocanha e o engole.No início ficaram chocados,mas depois disseram:bem,foi só um “argentino”Por que lamentar?!
Depois que ela cruzar esse portal que separa as castas.Os puros dos impuros,ou nós, reles mortais com salários minguados, que para sobreviver precisamos fazer tripla jornada,como ela afirma.Não mais lembrará e até terá vergonha de tal expediente e bravata gravada,irá as compras como aquela atriz pornô,que enriqueceu e comprou todos os filmes onde atuou como promíscua.Alea jacta est !Façam suas apostas:os dados foram lançados!

Os órgãos de imprensa são imediatistas, eles denunciam só o que é sensacional. Matérias que aumentam a tiragem de seus jornais e lhes trazem lucro, não fosse assim, nos seus encartes sempre leríamos assuntos pertinentes à educação e desenvolvimento de um povo.

Os políticos ,de uma forma generalizada e principalmente no Nordeste ,não têm os seus filhos estudando em escolas estatais,por isso eles não preocupados com os salários dos professores,nem com a qualidade do ensino ou com excessos de alunos em salas de aula ou da violência que ronda as escola. Os políticos e poderosos não estão nem aí pra tais reivindicações dessa professora inteligente e “viril”coisa que os cabra “machos” perderam há muito tempo, quando aceitaram o”cabresto”Os políticos (daí)têm os seus filhos estudando na Suíça,por que eles estariam preocupados com o nível da escola ser ruim?Eles andam em carros blindados, moram em condomínios fechados e tem guarda-costas para toda a família. Tive um colega no tempo de escola que veio da cidade de Campina Grande,PB, sobrinho de um político rico e influente.Suas notas eram impecáveis, recebidas por conta desse nepotismo.As notas dele, aqui, foram tão vergonhosas e deploráveis e o apadrinhamento ou influência não tinha tentáculos tão longos que as tornassem melhores...E ele teve que voltar, após uns dois meses de aula, para sua terra, onde hoje deve ter um diploma e está mamando em alguma grande teta governamental. Aí tem um ditado que diz:” ...a esmola ou mata de vergonha ou vicia o cidadão.”o governo viciou o “nordestino” que o mantém mamando nessas tetas do Brasil e dando migalhas(bolsa isso,bolsa aquilo) para vossa sobrevivência.E se vós estudardes e aprenderdes eles serão “desapeados” desse poder,quem quer isso?Portanto,é preciso vos manter na ignorância,com pouca escola pra não aprenderem a pensar.Pois” ninguém detém um povo que aprende a pensar”.Não esperem nada mais do que isso,eles não irão tornar melhor as vossas escolas,pelo contrário querem rebaixar o sul e sudeste para o nível do nordeste,como essa nova cartilha onde pode-se escrever de qualquer maneira, que estará certo,Certo ,não. Adequado é a palavra da vez!



JAT

Nenhum comentário: