sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Apologia das inutilidades ou Leilão da Academia Brasileira de Letras"


A Academia Brasileira de Letras, está absolutamente certa em outorgar uma “chapinha de coca-cola”(condecoração) ao craque Ronaldinho.Não entendemos nada de futebol, para tecer qualquer comentário sobre ele ou qualquer um outro jogador e saber se ele é ou não merecedor de tal comenda mas, sobre a academia , e analisando as figuras obsoletas que ali “jazem” ,não é pra ser diferente;é óbvio que os ILUSTRES que foram parte da história áurea dessa academia, não têm como devolver as comendas ou retirar o nome que ali consta e abandonar esse panteão de inválidos, que ali jazem insepultos .Pois os que estão de acordo,nada mais são do que a derrocada das letras que empalidecem diante desse aviltamento .A ruína começou com o “Maribondo Fumacento”.Mas, com essa encenação grotesca de uma comédia bufa onde o menestrel comando um espetáculo circense (sem ofensas ao Circo)alicerçado em uma cartilha imprestável do MEC(como se diz? “MECiana ou ME(r)Cenária”que afirma que não existe mais:errado ou certo,e sim adequado e inadequado.E por análise simples, quem é o adequado da vez:Ronaldinho e o próximo? Tiririca?

E aqueles em que ainda resiste um pouco do que aprenderam, só lhes resta a esperança que do fim do ciclo,tudo recomeça. E a ignominiosa afronta a inteligência por ações servis, não enaltece os que recebem tais comendas,pois são estúpidos de mais para perceberem ,mas afrontam aos que conseguem,como as rosas,retirarem do esterco, o alimento necessário para brilharem... Michel de Montaige dizia que um mau Cirurgião mutila um, um mau professor mutila 30.E um ato patético desses o que traz???Além da angústia em não ter nascido no século de Péricles?
Com disse Rui Barbosa ,Só nos resta a esperança ,pois ela “ é o mais tenaz dos sentimentos humanos: o náufrago, o condenado, o moribundo aferram-se-lhe convulsivamente aos últimos rebentos ressequidos.” E nós diante de tais atos prostituídos dessa última “flor do lácio” dessa esperança de uma quimera decadente e senil.O que nos resta ???

Nenhum comentário: