quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sêneca Atualíssimo



Acreditamos que as estultices e crenças de um povo estão igualmente presas na própria realidade em que vivem. Em todas as épocas foi assim e acreditamos que será assim “ad infinitum”... Pois quanto mais ignorante é um povo, menos ele pensa e quanto menos ele pensa mais facilmente será manipulado. Se um governante contribui de alguma forma para melhorar ou estreitar essa distorção pode, como consequência, perder esse apoio que o mantém acima dessa massa informe; ele sairá do pedestal que o mantinha, artificialmente, acima dos outros. Se ele não ajuda, ela pode ser corrompida,assediada e igualmente ele vai perder esse apoio, que o mantém nessa reserva e status de magnificência e veleidades, de uma casta que tem se perpetuado no poder desde os tempo imemoriais,a custa dos argumentos que,embora as variáveis de cada época,os permitem usufruir do luxo e do poder:o poder derivado ora dos Céus, dos oráculos,Pitonisas ,deuses e que só a esses, ele deve explicação;ora do jogo de forças,ora da falta de escrúpulos,magia,etc,etc.O que fazer?Se se ajuda e desmistifica,quebra a magia e perde,se não ajuda perde também. É um estranho e cruel paradoxo. Mas os governantes não irão contribuir em nada para minorar isso. Afinal eles estão ali por essas razões, das escolhas equivocadas, trôpegas de uma plebe órfã. Esses órfãos, são infiéis aos seus próprios dirigentes, pois os colocaram ali por conta de uma cegueira alienável a“pecúnia do di-à-dia” ou por serem tão estultos que não sabem escolher,e só os mantém ali enquanto não acharem uma seara mais cativante, que os saciem .

Da Fidelidade
Só são fieis, aqueles que sabem o que a fidelidade representa: virtude onde se alicerça o seu próprio destino.Esses sabem decidir e escolher, e sabem mensurar as razões e consequência dessas escolhas.Não são cegos,nem se ofuscam ou sentem torpor diante do brilho da purpurina, com suas falsas promessas:Sabem que se cedem a oferta de hoje,ele viverá sob um jugo, cujo o peso e duração poderá ser o destino das gerações seguintes:O futuro dos seus próprios filhos.Ele sabe como,quando e porque fez a escolha e essa não se prende a um mero jogos de palavras ou brilho de espelho.Mas ele é um número irrisório e clama num deserto árido.

Por isso, como diz Sêneca:” Il popolo, PRIVO DI BUON SENSO, si fa difensore del suo stesso male.”Ma non è sole di oggi.É a eterna política de “pão e circo” dos romanos.Eles,o povo,pensam que conduzem.Não são mais do que marionetes sob os títeres do poder. Por isso,se faz necessário que de quando em quando as árvores altas e velhas, que com sua sombra provoca a aridez do solo, sejam derrubadas,para que entrem mais luz na floresta e possam nascer novas espécies.Assim, na floresta humana não é diversa.É preciso que o mesmo ocorra:Caiam esses mitos que turvam a visão e cerceiam as escolhas.Gerando um sociedade de néscios patética e submissa.Sempre do Caos surge uma nova ordem.E mesmo na contra-mão ,nada nos surpreende que na decorrência dos tempos e dos povos esse realidade triste e sombria seja alterada. Continuamos, talvez,ingenuamente a crer que o único meio de salvar o povo, de si mesmo, é através da sua escolarização.
JATeixeira

Um comentário:

THE LOOSER, disse...

muito bom texto, adorei e a fota também está demais.
Concordo com você quando diz que quanto mais burro um povo, mais fácil ele é manipulado, acho que estamos vivendo isso. O governo não nos dá educação, o povo cresce e vive na ignorância e a assim somos manipulados e não fazemos as escolhas certas.
ótimo blog, estou te seguindo e queria me me seguisse tmb,
http://shakeshakenowbabe.blogspot.com/

obrigada desde já, beijos.