segunda-feira, 4 de julho de 2011

Country Dance-Contredanse--Quadriglio-Quadrilha


A Quadrilha, dança junina, veio da frança,por isso em alguns lugares é conhecida como “Quadrilha Francesa” onde os pares executam uma coreografia "vis-a-vis" e recebem uma marcação a la francesa, com dezenas de palavras em francês ou corrompidas.Ela se originou da Grã-Bretanha, onde esse estilo recebeu o nome de “Country Dance.Era um tipo de “Festa da Colheita”.Festa pagã com dança ,provavelmente uma celebração, para agradecer os frutos da terra,a colheita. Teve o nome afrancesado para contredanse. Essa, a proporção que foi se tornando popular na Itália trocou de nome para quadriglio,praticado entre quatro pares de casais. Quadrille. ,quadriglio, quadrilha.

Lembro-me da primeira vez que ensaiei, com passos desajeitados, a quadrilhas francesa com o ritmo de São João(Batista ou Evangelista ou Esmoler ?)Isso foi só pra confundir.É uma homenagem ao São João Batista, onde celebra=se o solstício de inverno no hemisfério sul (junho).Ainda das festa pagãs quando celebravam o dia mais curto do ano e a noite mais longa.Então ele veio para trazer a Luz nesse dia mais escuro do ano, realizando, assim, o ciclo do nascimento, da morte.Como o deus Jano dos romanos com suas duas faces opostas,olhando para o passado e futuro ou para o escuro que finda e para a luz que vem. . Ainda e em tempo,o São João Esmoler ou São João de Jerusalém é o protetor dos mendigos e necessitados e o São João Evangelista é comemorado no solstício de verão,no hemisfério sul em dezembro.

Mas voltando a nossa quadrilha, e suas marchas musicais ainda reverbera nesses dias adormecidos de adolescente.Aqueles passos e marcas com seus: Balancer, onde marcávamos passo ao som do ritmo sem sair do lugar e em seguida receber um segundo comando “avancer tous” onde íamos até o meio do salão ,ao encontro em “vis-a vis ,cumprimentávamos os pares opostos e começávamos aquele desfile trocando de pares ,balançando alegremente e recebíamos outros comandos, como:autre-fois,changer de dame , vis-à-vis, anarriê (en derrière),etc,etc

Terminologia aplicada na dança:
Anavantú (en avant tous)- todos avançam
Anarriê (en arrière) – todos voltam,aos seus lugares
Changer – trocar a dama ou cavalheiro
Cumprimento 'vis-à-vis' - cumprimento frente a frente
Autre fois) – outra vez,repita


No Brasil a quadrilha ,importada com a dança da moda,praticada nos salões da sociedade foi assimilado pela zona rural,voltando a suas origens de festa de colheita e passou a ser praticada em grupos maiores. A animação e outros passos acrescentados a transformaram em um baile de casamento,onde após receberem a bênção do padre e celebração do casamento iniciam-se os festejos:
Iniciando com: caminho do baile,onde os participantes seguem atrás do noivo,para ter inicio as comemorações do casamento.

Os pares se posicionam em formação opostas e o “marcador” aquele que comanda a quadrilha,inicia mandando que todos avancem até o centro e ali se cumprimentem.Um gesto de pequena vênia é feita e eles voltam aos seus lugares.E assim prossegue nos diversos comandos,como:
Túnel- onde os noivos,posicionados em vis-a-vis, elevam os braços e, de mãos dadas, fazem um túnel onde todos vão passando e assumido a mesma posição,até o último par haver passado.
Trancelim,a chuva,a cobra,caminho da roça,grande roda,etc,etc.até finalizar com um baile geral,onde todos os pares dançam.Cada marcador ou grupo sempre acrescenta novos passos ou movimentos a quadrilha ,o que lhe dar graça e diferença para os que assistem, pois não é a mesmíssima repetição de outra que assistiu,conferindo-lhe individualidade e charme próprios.
JATeixeira

Nenhum comentário: