quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Última Construção

Um velho construtor resolve se aposentar e diz ao seu patrão que desejaria parar de trabalhar e se dedicar, unicamente,a sua família.A sua pequena pensão vai permiti-los viver com conforto,desde que não cometam nenhum excesso .Seu patrão,ficou desolado com a notícia de perder um bom profissional, mas lhe pede,como um favor especial, que ele faça uma última construção.O pedreiro concorda com o pedido, mas é visível o seu desânimo,pode-se ver que ele já não coloca o “coração” no trabalho que realiza.Ele utiliza os piores materiais na sua obra,e os acabamentos visivelmente grosseiros e imperfeitos.É uma lástima, terminar sua carreira desta forma.

Quando ele conclui o trabalho, o patrão vai inspecionar a construção e lhe entrega a chave da casa,dizendo:Esta casa é tua;é um reconhecimento pelos teus anos de dedicação a empresa.
Que surpresa e choque,ele teve.Se soubesse que estava construindo uma casa pra ele próprio,ele a teria feito diferente,bem melhor.E agora ele iria viver dentro de uma casa que construiu sem nenhum amor,onde não imprimiu a sua própria”alma”
O mesmo vale pra todos nós. Muitas vezes construímos nossas vidas de uma maneira pouco cuidadosa ,sem nenhum esmero,sem amor,sem “alma”.Sem dar o melhor de nós mesmos.Sem deixarmos ali impresso,ad infinitum as nossas próprias lágrimas,preces,amor,vida!Para só após, nos chocarmos com o resultado,quando a vida já escapa por entre os dedos,nos darmos conta do que podíamos ter feito dela. Ter feito diferente, melhor.Se nós soubéssemos...É por isso,que muitas vezes ouvimos tantos lamentos e pessoas dizerem:se tivesse uma nova oportunidade,faria tudo diferente.
É preciso que coloquemos o melhor de nós mesmos em cada ato,é preciso pensar que aquela construção é a nossa própria morada,a nossa própria vida.É preciso pensar como um pedreiro que constrói a própria casa.É preciso que em cada construção que façamos,esteja estampada a nossa própria essência,que se eterniza e permanece,mesmo que já tenhamos ido...
E verão que a vida, vivida é o reflexo das atitudes e escolhas que tivemos,cujo resultado pode ser efêmero ou eternizado no tempo e memória.E o que realmente vai permanecer ,depende das escolhas,atitudes e construção do hoje.
Pense assim: « La vie est un projet que vous bâtissez vous-même ». ‘A vida é um projeto que tu próprio constróis. !’

Nenhum comentário: