segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Celular e Radiação


TelefoniaCelular pode reduzir fertilidade masculina

O uso excessivo do telefone celular pode reduzir número espermatozóides.

Um estudo conduzido Centro de Pesquisas de Reprodução da Universidade de Ohio, concluiu que os homens que fazem uso de telefones celulares mais de quatro horas por dia podem ter uma redução de até 25% sua contagem de espermatozóides .Concluiu ainda que a radiação emitida pelo telefone celular afeta também o desempenho desses gametas diminuindo a motilidade e a possibilidade de fecundação em até 30 %. A pesquisa foi realizada com 360 homens divididos em quatro grupos: os que nunca usaram celular, os que usam menos de duas horas por dia, os que usam entre duas e quatro horas por dia e os que usam mais de quatro horas por dia.

WNEWS

-Em outra pesquisa ,cientistas húngaros da Universidade de Szeged dizem que a radiação dos telefones podem reduzir em um terço o número de espermatozóides, afetando significativamente a fertilidade masculina,

A pesquisa, apresentada em reunião da Sociedade Européia para a Reprodução Humana e Embriologia, na capital da Alemanha, Berlim, incluiu mais de 200 homens.

Os homens que mantiveram o telefone ligados "em standby" o dia todo tinham cerca de um terço menos espermatozóides do que os que não mantiveram. E foi constatado que os espermatozóides restantes se movimentavam de maneira anormal, reduzindo as chances de fertilização.

Os pesquisadores dizem que sua descoberta sugere que os celulares têm "um efeito negativo" sobre os espermatozóides e a fertilidade

Fonte:BBC Brasil

Leia mais sobre a radiação não-ionizante em:http://radiologiax.blogspot.com/2007/05/efeitos-da-radiao.html

Nenhum comentário: