quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quem surgiu primeiro ? O Ovo ou a Galinha ?

Ciências Evolução

A Galinha ou Ovo ???

Essa alegoria transcende a interpretação biológica, e é mais um paradoxo cíclico ou redundante de causa e efeito, ou seja, algo cuja existência depende uma da outra e que por sua vez é a causa da existência da mesma, fechando ciclo e ficando sem resposta ou com uma eterna incógnita.É surpreendente como Criacionismo e Evolucionismo procuram responder as essa questão com respostas que diferem e que ao senso comum parece sem solução.

O criacionismo insiste que os ovíparos, já vieram ou foram criados, assim, com capacidade de botar ovos;Já a corrente evolucionista acredita que ocorreu um processo evolutivo e até mesmo os animais oriundos de ovos, vieram a se transformar nas aves através de milhares de divisões e sub-divisões nos processos mitóticos que antecederam aos animais, tais como os vemos hoje. A partir dessa idéia o ovo veio antes de todos os ovíparas, antecedendo portanto a galinha,o tordo ,o ganso,etc.etc., Crê-se mesmo que até os peixes, dinossauros,etc tal processo evolutivo tenham ocorrido simultaneamente como elemento integrante do sistema de reprodução e adaptação


As aves constitui um dos capítulos na história da evolução com grandes evidências e farta documentação .Sabe-se através dessa documentação que as aves evoluíram, diretamente dos dinossauros, como fósseis intermediários ou transicionais demonstram, e últimas descobertas que a levaram a essa conclusão, alteraram radicalmente o modo como se concebias grandes "répteis" . Foram encontrado penas em algumas espécies de dinossauros ,evidenciando ainda mais a proximidade de relação com as aves .O achado recente de fósseis com tais características torna mais irrefutável tais afirmações dos estágios evolutivos que levaram ao aparecimento das aves.




O Arqueopterix era um dos melhores exemplos de fóssil transicional entre dinossauros e aves, Recentemente descobriu-se Microraptor (2002 China) que com 4 asas, com braços e pernas aladas. O Microraptor e o Arqueopterix são exemplos documentados de espécies fossilizadas com características de Dinossauros e de aves. Tais espécies intermediárias ou transicionais são refutadas pelos criacionistas que insistem na idéia que tais animais nunca existiram e que os animais já foram criados tais como os conhecemos hoje .

Para corrente evolucionista as Aves evoluíram a partir dos Répteis, sendo as primeiras a continuidade das segundas no processo evolutivo intermediado por animais que por razões desconhecidas estão extintos,o que torna uma espécie tão diversa da outra.Para apoiar essa idéia demonstra-se que são encontrados Répteis com 65 mil anos o que não ocorre com as aves,muito mais recentes . O corrente evolucionista não tem nenhum dúvida ao afirmar que centenas fósseis intermediários já se encontram estudados e catalogados, confirmando assim a inegável da Teoria da Evolução. Não tão somente pelos fósseis achados mas também as leituras de DNAs residuais tem contribuído para esclarecer a ligação entre essas espécies.

Nenhum comentário: