sexta-feira, 25 de junho de 2010

Café - usando água quente.


O Café

O café gostoso e quente
Desperta na alma da gente
Um mundo de sensações
Vai do palácio a palhoça
Tonifica os corações

Do bom café brasileiro
Gabado no mundo inteiro
Só se compara o sabor
Do beijo dado na boca
Da mulher ardente e louca
Quando nos tem grande amor !

(desconheço o autor)



TIPOS DE PREPARO

Filtragem, percolação, prensagem , pressão, .

Filtragem:
O pó é acondicionado em um filtro, onde com a adição de água quente obtém-se a infusão ou café
Percolação:
No Moka ou italiano o pó é colocado em uma cafeteira(moka), que vai ao fogo.Quando a água entra em ebulição passa sobre o pó,por pressão(vis a tergo) levando o liquido para parte superior do artefato(moka) Podendo ser servido a partir dali.É uma das maneiras mais utilizadas na Itália.-Pensamos que a ebulição da água deixa o sabor a desejar,preferimos o sistema de filtragem tradicional,pois podemos usar a água em temperatura mais branda,inferior aos 100ºC.
Prensagem:
Quase semelhante ao Moka temos um recipiente de vidro onde é colocado o pó misturado a água quente a seguir coloca-se um filtro que é pressionado por um êmbolo que separa o pó do café já pronto para consumo.
Pressão:
ou expresso, neste sistema o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água a 90ºC e 9Kg de pressão durante 30 segundos , conferindo a infusão aroma e cremor.

Fundamentos para um bom café

Quanto melhor o café, melhor é o seu aroma e sabor. Observe: data de moagem. O produto quanto mais novo, melhor. O café moído sofre oxidação em função da umidade, ar, calor, tempo de moagem; além disso ele pode incorporar outros sabores e odores do ambiente onde esteve armazenado ou de contatos que teve,durante seu manuseio. Por isso ele deve ficar acondicionado e protegido desses riscos. Procure armazená-lo em recipiente hermético,de preferência,
na geladeira. Quando for fazer sua infusão, use água pura , limpa ,sem cloro. Ao ter sido preparado ele começa o seu processo oxidativo, portanto prepare somente a quantidade que vai ser consumida ou, armazene por, no máximo, uma hora. A característica dessa infusão é a de deteriorar-se lentamente e, por essa razão, a infusão sofre alteração no sabor. Aprecie-o em xícaras de porcelana com paredes finas,quanto mais finas forem,maior será percepção de sabor.

O tempo de contato entre água e café deve ser:
Para moagem fina - até 4 minutos
Para moagem média - de 4 a 6 minutos
Para moagem grossa - de 6 a 9 minutos

Fonte: ABIC

Nenhum comentário: