segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cerâmica - Keramiké




Acredita-se que a manipulação e beneficiamento dos solos argilosos os convertendo em cerâmicas e utensílios domésticos ocorreram  em civilizações bem antigas, talvez na transição do Mesolítico para o Neolítico, quando da fixação do homem ao solo,no início do desenvolvimento da agricultura. 
Com o uso da cerâmica o homem passou produzir tijolos, telhas, e utensílios de uso geral .O processo de manipulação da argila passa por diversas etapas: preparação da pasta (argila); moldagem ou modelagem das peças; secagem e queima. 

São conhecidos utensílios produzidos na Grécia 10 séculos antes de Cristo, onde temos como elemento básico a argila, cuja tonalidade varia dede a argila branca as argilas vermelhas. A peça produzida vai ao forno em temperatura de 1050ºC, gerando o chamado, "biscoito cerâmico" que poderá ser pintado diretamente sem que se precise aplicar, previamente, o esmalte transparente, necessário tanto para faïence,maijolica ou porcelana.
Esses três tipos de cerâmicas ou louças de uso doméstico que têm em comum a argila como matéria prima, onde se distinguem pela pureza do material e temperatura de queima.

Faïence:
É a cerâmica vitrificada ou esmaltada,por esmalte à base de estanho -, recebe em sua massa uma quantidade maior de caulim - aproximadamente 80%, o que deixa a peça mais maleável. Ela, então, é levada à queima em temperatura inferior a 1150ºC, o que faz com que a peça fique com um aspecto mais grosseiro e craquelado do que as anteriores. A peça recebe um banho de esmalte transparente e uma nova queima a 1000ºC, quando ficará pronta para ser pintada e decorada.
Porcelana
O nome vem do italianono "porcella", concha ou madrepérola, que acreditam ser a matéria prima para esse tipode “LOUÇA”” produzida na China ,200 anos aC.
 A cerâmica base para porcelana,tem aproximadamente 65% de caulim argila branca, empregada também na fabricação de papéis) e 20% de feldspato (mineral duro e laminoso, composto de sílica, alumínio e potássio um dos elementos principais na composição de muitas rochas). Essa base vai ao forno a temperatura entre 1150ºC e 1400ºC,retirada passa por um banho de esmalte transparente e volta ao forno a 1000ºC, dando origem a um produto branco,denso,brilhante e impermeável .. 

A cerâmica é resultado da moldagem ou modelagem ,a frio, de matéria inorgânica argilosa e posteriormente levada ao forno ,onde torna-se dura, impermeável ou com baixo teor de absorção de líquidos.
As argilas que dão origem as peças cerâmicas,por sua vez se originam da desintegração dos granitos, gneisses que por ação da água sofrem plasticidade, podendo tornar-se modeláveis(quando dão origem uma a peças individuais) ou moldáveis ,quando usam-se moldes para a sua produção. 
Dependendo do método de manipulação os produtos cerâmicos dão origem a produtos diferentes.


Porcelana
A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade, o que lhe confere impermeabilidade, e sonoridade.
A matéria prima são: argila, quartzo, caulim (caulim é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização no fabrico de papel, cerâmica, tintas, etc.) e feldspato. 

QUEIMA
Quando secas as são levadas ao forno(900ºC), obtendo-se a base do futuro produto, conferindo-lhe resistências e porosidade para a perfeita absorção do verniz. 
Aplicação do verniz .Ele composto pelos mesmos materiais da massa que através de um processo manual de imersão, adere à superfície conferindo-lhe uma película de cobertura. Vai novamente ao forno ( 1380º C a 1400º C.)
Nesta etapa o produto torna-se compacta e sem porosidade, adquirindo cor branca e vitrificada (fusão do verniz sobre a massa). Esta procedimento dura de 30 horas a 100 horas.
Após a retirada do forno são encaminhadas para o setor de decoração.
DECORAÇÃO
A decoração pode serfeita com a aplicação de decalques ou de filetes. 
Decalques são adesivos aplicados e fixados às peças. Filetes são adereços aplicados com pincéis  
Após a aplicação dos adereço decorativos,voltam ao forno para fixação.

PORCELANAS - Produzidas com argilas brancas, com 30 a 65% de caulim; 20% a 40% de feldspato e com 15 a 25% de quartzo. 
PORCELANA DE OSSOS - (Bone China) Pasta dura e translúcida, branca e fina, composta basicamente de ossos calcinados (fosfato de cálcio), que atua como fundente. Na sua composição entram aproximadamente uns 50% de ossos calcinados, uns 25% de feldspato e outros 25% de caulim. A temperatura para queima está entre 1200 e 1250°C

Faïance (ou louça) A massa é menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim e precisam de posterior vitrificação.

GRÉS - Em sua composição não entram argilas tão brancas ou puras como na porcelana o que apresenta possibilidades de coloração avermelhada, branca, cinza, preto, etc. Depois de queimadas são impermeáveis, vitrificadas e opacas. A temperatura de queima vai de 1150°C a 1300°C.

TERRACOTA . De grande plasticidade e em sua composição entram uma ou mais variedades de argilas. Produzidas sem tanta preocupação com seu estado de pureza, quando queimadas( 1100ºC). é a argila ,na sua forma mais simples e primitiva que após irem ao forno,tranformam-se em panelas ,vasos,etc.

Nenhum comentário: