terça-feira, 29 de junho de 2010

Tecnologia Degustador Eletrônico




A Embrapa e a USP desenvolveram em conjunto, um sensor gustativo capaz de avaliar o sabor e a presença de impurezas em bebidas com um maior grau de sensibilidade em relação às papilas existentes na língua humana. A ‘língua eletrônica’ – nome do sensor gustativo – consegue ser extremamente rápida na distinção dos padrões básicos de paladar (doce, salgado, azedo e amargo) e apresenta excelentes resultados na diferenciação de bebidas com o mesmo sabor, sendo capaz de distinguir diferentes tipos de vinho, café, chá e água mineral.

No caso do café, o sensor poderá classificar qualidade, regiões e possivelmente produtores, além de detectar adulterações nos produtos comercializados.
Atualmente, as análises de vinhos, cafés,chás,entre outros são feitos por provadores profissionais, enquanto a analise química da água é feita em laboratório. Com o sensor eletrônico é possível fazer analises bem mais rápido. O sensor não vai substituir o degustador mas, irá auxiliar nas analises, dando mais precisão e acelerando a obtenção dos resultados. O sensor consegue diferenciar as bebidas blends entre o CArábica .O sensor avaliou também, com sucesso, os cafés comerciais tradicionais, superior e gourmet, solúvel e descafeinado. Na próxima etapa o estudo irá analisar o efeito da temperatura de torra e suas implicações no paladar da bebida; 

http://www.embrapa.gov.br/

/

Nenhum comentário: