segunda-feira, 14 de junho de 2010

Luz e Simbolismo


A emanação da luz da vela é vista geralmente como uma metáfora para a SABEDORIA. Onde a CHAMA é uma mensagem de luz – símbolo universal de claridade, visão, conhecimento e Verdade
A vela produz luz, consumindo-se, nesse simbolismo estamos todos nós. A vela representa o princípio vital; pois o fogo e a luz são elementos indispensáveis à vida .
Elas são a representação simbólica de Deus.Quando acesas ela homenageiam o princípio Criador,a origem primordial do Universo.

A velas Simbolizam a relação entre o CORPO e o ESPÍRITO.

O ESPÍRITO no corpo assemelha-se a chama no pavio.A cera (ou óleo) é semelhante ao corpo (matéria)A chama consome a cera, sem se desgastar. O corpo é consumido pela vida, não o ESPÍRITO.

A vela (o corpo, a cera) tem forma, porém, a chama não tem um formato que possa chamar de seu. O corpo tem forma definida, ao passo que o ESPÍRITO é amorfo.

O tamanho da chama não é determinado pelo tamanho da vela, ou seja, o “tamanho” do ESPÍRITO não é determinado pelo tamanho do corpo. Uma pessoa com um corpo pequeno não necessariamente possui uma o ESPÍRITO “pequeno”.

Embora a vela tenha muitas características ou uso possíveis,tais como, selar, lubrificar, seu propósito básico é iluminar. O mesmo se aplica ao corpo.
Embora tenha muitas funções, sua tarefa essencial, é abrigar o ESPÍRITO para trazer luz ao mundo. (segundo a CABALA. Foi por isso que DEUS fez o homem. Para portar a LUZ onde houvesse trevas, caos, ignorância, o homem deveria disseminar a espiritualidade, a compreensão, o amor: LUZ
Pode-se acender milhares de velas a partir de uma única vela, sem que ela perca nenhuma parte de sua luz original. Na verdade, cercada por outra velas acesa, ela mostra mais luz. O ESPÍRITO também pode acender outros ESPÍRITOS, tornando-se conscientes do objetivo da vida, e então se torna ainda mais iluminada, porque foi fundamental na missão de espalhar a LUZ.
É mais fácil reascender um pavio, do que acendê-lo na primeira vez. Um ESPÍRITO que já soube, mas se desviou, aquele que esqueceu é mais fácil reascender, de relembrar, de voltar, do que aquele que jamais soube.

Lutemos para que a nossa chama ilumine e irradie mais LUZ e que essa luz possa acender outros ESPÍRITOS, tornando-se conscientes do objetivo da vida, e então se torna ainda mais iluminada, porque foi fundamental na missão de espalhar a LUZ

Três velas iluminavam o salão do Templo, e em silêncio podia-se ouvir o diálogo entre elas.

- Eu, disse a primeira, represento a da Luz da Sabedoria.– E apesar da minha Luz, as pessoas não são mais capazes de me ouvir e me manter acesa.

E a sua chama enfraquecia pouco e pouco, até adormecer, completamente.

- Eu sou a Vela da Força. – disse a outra – E apesar da Luz da minha Fortaleza e Segurança, as pessoas já não acreditam mais em mim, enfraqueço dia dia.

E aos pouco a sua Luz também diminuiu, até adormecer... Baixinho e muito triste, a terceira Luz também se manifestou:

- Eu sou a Vela do Beleza. E apesar da minha Luz, parece que as pessoas já não me querem mais, as trevas preenchem o vazio deixado pelo meu adormecimento em seus espíritos.

E a chama diminuiu e ela lentamente adormeceu...

Nisso, entrou um alguém no templo quase escuro, iluminada apenas por uma vela do fogo sagrado. Ele aproximou-se desta :- Está tão escuro aqui dentro… – disse baixinho – Vou revigorar as outras velas.

E na chama do fogo eterno ele revigorou a chama das que estavam adormecidas . E elas brilharam! As chamas das quatro velas acesas iluminavam todo o Templo e fazia resplandecer o seu rosto sorridente.

- Eu sou a Vela que simboliza o ETERNO Fogo da Esperança. (Ein Sof ( Ayn Sof) – murmurou a quarta vela – Enquanto houver Luz em mim, haverá sempre uma chama para acender todas as velas do mundo.

Mantenha a chama do Fogo Eterno sempre acesa em vossos corações

"sapientia, salus, stabilitas"


Nenhum comentário: