sexta-feira, 27 de maio de 2011

O tesouro obscuro




"Quem olha para dentro desperta."
"Wer nach innen schaut, erwacht." Jung


Era um vez, um homem que vivia em uma cidade distante e morava em um lugar frio e úmido,onde nunca chegava um raio de sol.O porão onde vivia apenas entrava um pouco de claridade por onde via desfilarem, nas réstias de luz, as imagens dos seus desejos, prisioneiras da sua imaginação. Uma noite, ele sonhou que em uma outra cidade, distante dali, havia um grande tesouro escondido sob uma ponte. Esse sonho se repetia cada noite, até que um dia ele decidiu viajar, para descobrir se era verdadeiro o seu sonho.
Ao chegar a cidade, com quem sonhara durante tanto tempo,reconheceu prontamente a ponte dos seu sonhos mas,essa encontrava-se muito bem vigiada e não tinha como ele averiguar o local sem levantar suspeitas.A cada manhã ele voltar a ponte dos seus sonhos para ver se descobria um jeito de encontrar o tesouro.Em uma dessas manhãs um guarda o interpelou:O que queres aqui ,que todos os dias aqui vens,o que estás procurando?
Então ele contou ao guarda que vivia em Praga e lhe falou sobre o seu sonho.O guarda deu uma grande risada e disse-lhe .Tu és mesmo um crédulo em acreditar nos sonhos.Se eu me deixasse levar por essa bobagens, agora mesmo eu iria a Praga,pois sonhei que ali vivia um homem que mora em um porão, que enterrou um grande tesouro sob a sua cama. Deu uma grande gargalhada e se foi.
O homem voltou a sua cidade,Praga,e tão logo chegou afastou a cama e cavou o solo encontrando uma grande fortuna.
Ao pensar sobre o ocorrido , pode compreender que o tesouro estivera sempre ali junto dele e foi preciso viajar tão longe para descobrir o significado dos seus sonhos.
Assim ocorre,muitas vezes, com as coisas valiosas que desejamos.Podemos procurá-las tão longe, quando elas se encontram tão perto de nós.Tão próximo que passam despercebida,que não as vemos.Bastando que cavemos dentro de nós mesmos, para que ele se revele.Por isso diz Jung:"Quem olha pra dentro,de si mesmo,desperta"

5 comentários:

Diego Vinicius Filo Moreira disse...

seguindo sua pagina.... follow back?

http://movimentodotogather.blogspot.com/

tank you!

Jaques A Teixeira disse...

Diego,

Pax Vobis

Estou seguindo o teu blog

Amitiés

JAT

Eu Mesmo Adolescente disse...

estou te seguindo me segue tbm,,olha o meu blog,,laá e me ajuda a melhorar ele por favor..beijos
eumesmoadolescente.blogspot.com

Jaques A Teixeira disse...

Obrigado!Quem sou eu para ter tais pretensões de ajudar a uma escritora?Eu sou um mero compilador de palavras escolhidas a esmo.Como aquele judeuzinho na sinagoga que, enquanto os adultos recitavam o Torah ele pronunciavas as letras que tinha aprendido ,num repetição sequenciada :"a,a,a b,b,b,c,c,c ,etc.Os adultos, a sua volta,pararam e ficaram ouvindo enquanto ele sempre repetia.Perguntaram-lhe então:-Que estás fazendo?Ao que ele respondeu:-Como não sei ler eu,recito as letras e espero que YHWH com elas faça uma oração e me atenda.
Santé et Bonne Chance
JAT
Post Scxriptum:
Te anexarei,como seguidor.

Claude Bloc disse...

Jaques,

Vez por outra venho me refugiar aqui e ler tuas coisas e postagens... Andei muuuuito ausente. Mudei de cidade... (estou em Crato). Senti falta do pequeno diálogo virtual que mantivemos de trexto pra texto, de lembrança a lembrança (do Crato).

Me perdoe pelo silêncio. É que essa mudança exigiu muito de mim. Uma guinada radical.

Veja no Cariricaturas (que agora é meu e de Edilma). Tem muita coisa minha e não minha. Comente por lá.
Preencha você também, as lacunas.

Dialogue. Apareça.

Abraço,

Claude

P.S. Posso postar lá textos publicados aqui?