segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Esportes Extremos

A Mídia e a exploração comercial, o marketing e o glamour temporário das aparições televisivas.A notoriedade advinda com o sucesso ,faz com que mais e mais pessoas arrisquem suas vidas em esportes extremos ,que muitas vezes tem uma ascensão meteórica e fugaz com desastres das formas mais espetaculares,como o próprio esporte, aliado a crueldade dos que exploram a insanidade dos que buscam desesperadamente por esses momentos de fama ,nesse mundo competitivo,para um deleite globalizado e cobiçado.São como as velhas “Arenas Romanas”,onde esses novos gladiadores se digladiam,muitas vezes,não um com o outro mas com a própria morte adversário impiedoso e que tem ceifado milhares de vidas jovens.

Essa busca desenfreada de fama, aliada ao brilho financeiro fugaz,faz com esses competidores enriqueçam os grandes patrocinadores, que são os verdadeiros ávidos por esse sensacionalismo, que como ópio , tem dopado e alienado nesse extremismo radical onde propalam a liberação de adrenalina como elemento de desejo,sem nenhuma preocupação com os desajustes físico e mental ,submissos a regras de treinamento exaustivos em meios inóspitos e extremos numa briga contra tempo,para entrar em forma e estar apto

Vejam no clip do extremismo do esporte.

2 comentários:

Mara disse...

Uma vez li um artigo entitulado "Esporte Mata", cujo autor não lembro o nome. Sei que ele foi duramente criticado pois ele ridicularizava essas campanhas tipo "pratique esportes, não use drogas" argumentando que não sabia o que era pior: o esporte ou as drogas. Eu achei o artigo excelente, afinal não conheço nenhum ex-atleta que não tenha sequelas físicas. Os atletas são endeusados, são exemplos de saúde, mas é só analisar mais de perto para ver quantas contusões, cirurgias, fraturas já tiveram antes mesmo dos 20 anos de idade. Eu sei que atividades físicas são saudáveis, mas não vejo nada de saudável em treinamentos rigorosos que levam o corpo ao limite.

Jaques A Teixeira disse...

Mara,
Pior do que os excessos do esporte glamourizado nos modelos das academias ,nos seus espaços publicitários é o que "rola" por trás desses apelos pagos por grupos sem escrupulos que visam o lucro acima de qualquer sequela trauma ou fraturas,sem falar nas mágoas e recalques dos preteridos ou fracassados.Veja o absurdo dos tênis,as vezes feitos de um plástico ruim e a moda os elevam acima dos modelos de sapatos em couro feitos a mão.Um jovem não se imagina usando sapatos,os velhos também :em uma ótica invertida se imaginam eternos adolescente se os usam,pequena diferença entre o ridículo e o senil.
"Revelarei aquilo que podes dar a ti mesmo;que não é não deve ser,com certeza, um par de tênis de grife
E certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.":orandum est ut sit mens sana in corpore sano(pedir em oração que a mente seja sã num corpo são)sem excesso e alegorias travestidas de benesses.
JAT