quinta-feira, 19 de março de 2015

Dia do Pai no Mundo



Hoje 19 de março é o dia do Pai em muitos países.

A festa dedicada ao pai tem origem muito antiga,remonta a Babilônia quando um jovem de nome Elmesu escreve ao pai, quase 4000 anos decorreram, sobre uma placa de argila, uma mensagem de augúrio de boa saúde e para ter uma vida duradoura. Avançando no tempo, em Fairmont, no West Virginia, a igreja metodista local decide  instituir uma festividade  cujo escopo era o de  honrar e festejar a figura paterna: a data escolhida foi 5 junho 1908.

Mas a  verdadeira oficialização da tal festa civil,  se deve a Sonora Smarth Dodd que teve idéia de criar um dia em cujo as crianças  pudessem honrar o seu pai, e enquanto ouvia o sermão do dia das mães  . Sonora  Smarth, depois da morte da mãe, foi criado pelo pai, Henry Jackson Smarth, veterano da Guerra de Secessão; pertanto, quer que todos tomem conhecimento quanto este primoroso genitor foi importante pra ela, exaltando seu  altruísmo,  coragem e amor. A primeira festa do papai foi celebrada a  19 junho 1910,  mês de nascimento do pai dela, que tinha criado seis filhos  depois da morte da mulher. Em 1924 o presidente dos Estados Unidos Calvin Coolidge propôs que a festa se tornasse nacional, mas foi preciso que se esperasse até  1966 para  que o presidente Lyndon Johnson firmasse o documento que instituía o terceiro domingo de junho como festa nacional do Pai.

A data desta festa varia da País para País. No mundo árabe é celebrado no primeiro dia do verão;na Argentina se comemora no terceiro domingo de junho; na Austrália se celebra no primeiro domingo de setembro e não é um dia festivo.No Canadá Canada ela ocorre no terceiro domingo junho e não é uma dia festivo. É dia em cujo  transcorre mais tempo com o próprio pai ou com a figure paterna na própria vida. Na Costa Rica o Partido da Unidade Social Cristã apresentou um projeto de lei para mudar a data da celebração do dia do Pai do terceiro domingo para o dia 19 de março,dia de São José, para homenagear o dia do  Pai.Na Dinamarca, a festa do Pai é festejada no dia  5 de junho, data que coincide  com o dia da Constituição,que é uma dia festivo.

Na Alemanha, Vatertag,é comemorada no da Ascensão (sexta-feira variável entre 30 de abrila 3 de junho), e é festa federal. A nível regional, é também chamada de dia dos homens, Männertag, ou dia do Homem Gentil, Herrentag. No norte e no leste do país ,os homens fazem excursão Bollerwagen ou Boldekar. Nos vagão as vezes em comboios levam vinho,cerveja ,comida e preparam de acordo com cozinha regional caseira(Hausmannskost).

 Índia,Japão Malásia ,Irlanda se comemora no terceiro domingo de junho e não é data festiva para eles;Na Nova Zelândia,ela é celebrada no primeiro domingo de setembro e também não é data festiva, no Pakistão, se celebra como um evento  midiático em cujo dão amplo espaço aos pais com artigos e entrevista; Na Polônia, é comemorado no dia  23 junho; na Romênia ele acontece no segundo domingo de maio . Na Espanha e Portugal é celebrada em 19 de março concomitante ao dia de são José onde banco e comércio são fechados ; Na China ocorre  no dia 8 de agosto , na Thailandia, é comemorada no aniversário do rei. Tradicionalmente , se festeja ofertando ao pai ou ao avô uma flor de Canna indica que considerada um flor masculina.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.


Nenhum comentário: