sexta-feira, 27 de março de 2015

O Aprendiz Temet nosce ex tenebris lux



Temet nosce ex tenebris lux
Conhece a ti mesmo e a luz  brilha nas trevas



Um aprendiz tinha aulas de arqueirismo com um velho mestre e ele se tornou um exímio atirador nessa arte, não errava nenhum alvo.

Um dia , ele disse ao mestre:
“Mestre,acho que a minha missão aqui terminou,estou pronto. Posso ir embora agora?”.

Ao qual o velho mestre respondeu:
“Sim,certamente podes ir , mas não aprendeste senão os rudimentos da minha arte”.

O aprendiz surpreso,o interroga.
-“Como assim Mestre? Apenas os rudimentos? Não me tornei em um exímio atirador?Nunca errei um alvo.

O velho mestre esboçando um sorriso irônico,cofiou os bigodes ralos e brancos e respondeu:
“E em que momento me referi a alvos? Qualquer um que treine bastante acertará os alvos facilmente. Não é isso o que importa .Essa é apenas a fase inicial do aprendizado; São os passos de aprendiz:armar o arco,tencionar a corda e dispara a flecha.Mas,o que vem a seguir  é o início do verdadeiro aprendizado:a busca da verdade. Quando um arqueiro impunha o seu arco e aponta a sua flecha para  o alvo, três considerações devem ser feitas:a primeira é o próprio atirador, que é o  fundamento dessa tríade; a segunda é flecha a ser disparada  e a terceira é o objetivo do disparo: o alvo.
E mesmo considerando que o alvo foi atingido,ele representa  apenas a periferia do propósito,nada mais do que isso.Apenas uma terça parte do ensinamento foi cumprido.Pois além do arco,da flecha e do alvo existe motivações, buscas e decisões.


A técnica em acertar mostrou apenas o uso do conhecimento e não da sabedoria. A tensão da corda que libera a flecha e atinge o alvo demonstrou esse domínio,é preciso que se veja também as razões do disparo,a essência da fonte.
Se nada mudou ou motivou o arqueiro para que realizasse o disparo,se essa consciência não mudou, mesmo acertando o alvo, ele é meramente um técnico e não um iniciado nessa arte : milenar e sublime. A arte da iniciação no arqueirismo transcende a técnica,o ritual.A técnica  nada mais é do que  o ritual de condução, aplicação e aperfeiçoamento do ser humano nessa liturgia milenar , é apenas uma das vertentes da filosofia e não é a mais importante delas.É preciso que além das flores saiba-se também da existência das raízes e da fonte que as alimenta.
As flores são como ícones que dependem dessas raízes Sem uma não teremos as outras.As raízes estão impregnada da essência e das necessidades da árvore que deve manter e estender os seus galhos e oferecer sombra , proteção e abrigo .As raízes ,razão da pujança da árvore,representa a expressão de esperança contida nas sua  folhas,flores e frutos para ser completa  e se perpetuar.Se falta alguma delas o processo está incompleto.Os fundamento que tornam o menino em um homem são essas razões e propósitos que nortearão sua vida .E se se continuar unicamente a explorar a superficialidade, jamais  estará completo propósito de todas as coisas. 
 
E se se detiver  paralisado  diante   de algum desses componentes,a obra estará incompleta e fadada  ao fracasso.É preciso lembrar que por traz da corda   que dispara a flecha e atinge o alvo existe o arqueiro,o homem e as razões  que o movem ,e o principio dessas razões se alicerça em conhecer a si mesmo.Pois no momento que começa a conhecer a si mesmo deixará de ser um aprendiz para se converter em um mestre, é  princípio da sabedoria:ele estará pronto.Portanto, o primeiro e principal alvo é lapidar a si mesmo.Quando tiver domínio disso não andará mais nas sombras e mesmo estando vendado acertará os alvos,mesmo  vedado saberá se desviar das pontas dos objetos pontiagudos que apontam para si,e saberá distinguir a Luz das Trevas. E verá que a sombra jamais ameaçará a luz, mas a seguirá sempre, pois é uma consequência desta.

O velho Mestre olhando seu aprendiz,mais uma vez, lhe diz:-Nunca esqueça qual é a sua verdadeira missão:-"A missão do Arqueiro é cultivar tanto  entre seus pares iniciados, no mundo desse" arqueirismo", quanto no  mundo profano e alheio a essa doutrina,a moral superior,a mais alta concepção moral da vida.Como verdadeiros arqueiros da idéia humana,ligando-se através da noite dos tempos no formular cada vez mais precisamente esta idéia moral,a fim de tirar dela todas as consequências  sociais e filosóficas  que compete"Somente quando isso acontecer estarás pronto,serás um Mestre e terás idêntica missão em formar novos aprendizes,que se converterão em mestres,  imbuídos dos mesmos propósitos. QAS!



Pensem nisto!
Bom Dia !

JATeixeira(adaptado)

Nenhum comentário: